Home / Opinião / Franchising em tempos de instabilidade financeira
Associação Portuguesa de Franchising
Cristina Matos, diretora geral da Associação Portuguesa de Franchising (Fonte: Divulgação)

Franchising em tempos de instabilidade financeira

Por: Cristina Matos, diretora geral da Associação Portuguesa de Franchising

O panorama económico dos dias de hoje é marcado pela instabilidade financeira e incerteza, e como consequência, as empresas enfrentam inúmeros desafios. No entanto, no meio de todas as dificuldades, o modelo de franchising provou ser uma opção resiliente e viável para empresários e investidores.

O franchising oferece inúmeros benefícios aos interessados, pois estão a adotar um modelo de negócio testado e comprovado, proporcionando-lhes uma vantagem competitiva, reduzindo naturalmente os riscos associados ao início do negócio.

Durante os períodos de instabilidade financeira, os desafios inerentes à gestão de um negócio podem ser deveras desencorajadores, e o franchising oferece, sem dúvida, um sistema de apoio que pode ajudar a reduzir esses riscos. Os franqueadores normalmente fornecem formação abrangente, orientação contínua e acesso a uma rede de colegas franqueados. Esta rede de apoio pode revelar-se inestimável em tempos difíceis, proporcionando partilha de conhecimentos, resolução de problemas e experiências partilhadas.

Um dos maiores obstáculos para os empresários em tempos de instabilidade financeira é a obtenção de capital para investimento. As instituições financeiras estão geralmente mais inclinadas a ajudar os franchisados devido ao sucesso comprovado e à estabilidade dos franchisadores estabelecidos. Além disso, os franchisadores podem oferecer opções de financiamento ou ajudar no acesso ao capital através de parcerias, aumentando ainda mais a viabilidade financeira das oportunidades de franchising.

Este modelo de investimento oferece ainda uma adaptabilidade inerente, permitindo que os franchisados respondam facilmente a mudanças nas condições do mercado. De modo geral, as tendências do mercado, as preferências dos consumidores e os avanços tecnológicos são monitorizados frequentemente, permitindo aos franqueados atualizar as suas estratégias de negócio em conformidade. Como os franchisados operam dentro desta estrutura, podem aproveitar os recursos e a experiência do franchisador para navegar nas incertezas financeiras de forma mais eficaz.

Apesar de todas estas vantagens, é necessário ter sempre em conta como é que a situação da instabilidade económica afeta a franquia a ser investida, pois pode influenciar o resultado esperado.

A instabilidade financeira pode inibir alguns indivíduos de perseguir projetos empresariais, mas aqui surge o franchising, que é sem dúvida uma alternativa atrativa. Através de um modelo de negócio estabelecido, risco e apoio partilhados, acesso ao capital, adaptabilidade e flexibilidade, os franchisados podem enfrentar os desafios colocados pelas incertezas financeiras de forma mais eficaz. O franchising apresenta um caminho para o sucesso do negócio, mesmo face à incerteza económica.