Por: Caroline Santos, LS Advogados, RL
Em dias considerados “normais” ser despedido é uma situação complicada e difícil de enfrentar, mas passar por isto em tempos de crise, como a que estamos a viver em virtude da pandemia torna-se ainda mais difícil.
Em Portugal, a população desempregada, em 2020, cresceu 3,4% sendo que, segundo a Organização Internacional do Trabalho, estes números tendem apenas a aumentar devido à pandemia. Se em algum momento da sua vida ficou desempregado, provavelmente já se perguntou “fui despedido, o que faço agora?” Devido à falta de informação, é mais do que normal sentir-se perdido.
Por este motivo, de forma a tentar ajudá-lo na resolução do seu problema, elaborámos este artigo que servirá como um guia para saber, de facto, quais são os seus direitos após a cessação do contrato de trabalho. Mas antes de nos debruçarmos no objeto deste nosso guia, é importante conhecer os diferentes tipos de rescisões contratuais possíveis por iniciativa do empregador, dado que cada tipo de rescisão implicará diferentes direitos e benefícios.
Assine a PME Magazine em papel para ler o artigo na íntegra ou subscreva a edição digital aqui.