Domingo, Novembro 24, 2024
InícioMercadoEconomiaFunção pública aumentada em até 20 euros

Função pública aumentada em até 20 euros

Proposta do Governo abrange os trabalhadores da função pública dos dois níveis remuneratórios mais baixos, que deverão passar a receber 665 euros e 703 euros, respetivamente. Sindicato considera aumento “manifestamente insuficiente”.

O plano do Governo, proposto esta segunda-feira, prevê um aumento salarial de 20 euros para os trabalhadores da função pública de nível remuneratório mais baixo, que passam a receber 665 euros mensais, e de 10 euros para o escalão seguinte, que receberá um salário de 703 euros.

À saída da reunião com José Couto, secretário de Estado da Administração Pública, o líder do sindicato Frente Comum, Sebastião Santana, classificou a proposta do Governo como “manifestamente insuficiente” e “muito aquém das possibilidades de aumentos deste momento”, uma vez que continuará a não haver uma “valorização da antiguidade” dos trabalhadores.

Já em 2020 o Governo declarou não conseguir garantir uma subida do rendimento da função pública além dos valores resultantes do aumento do salário mínimo nacional (SMN). No entanto, as associações de trabalhadores avisam o Governo que este aumento representa um “retrocesso” na tabela de pagamentos aos trabalhadores públicos.

Desde 2018 que o valor mínimo pago aos trabalhadores do escalão mais baixo do Estado está acima do salário mínimo nacional (645 euros). Apesar das chamadas de atenção do sindicato, o Governo pretende avançar com este aumento, igualando agora a última posição da tabela remuneratória ao salário mínimo nacional.

O Secretário de Estado da Administração Pública vai ainda reunir com o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) e a Federação de Sindicatos da Administração Pública (FESAP).

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category