Quinta-feira, Novembro 28, 2024
InícioSustentávelFundação AFID Diferença apoia instituições sociais na certificação da Qualidade

Fundação AFID Diferença apoia instituições sociais na certificação da Qualidade

Foi no Espaço Atmosfera M da Fundação Montepio que se procedeu ao debate e entrega do selo de “Certificação de Qualidade das Organizações de Economia Social” no âmbito referencial Europeu EQUASS, financiado pela Fundação Montepio, com a Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) como entidade reguladora e a Fundação AFID Diferença como entidade consultora.

Este ano o beneficiário foi a APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, que implementou o sistema da qualidade, com sucesso após dezoito meses de formação e apoio dado pela Fundação AFID Diferença. Em 2016 a Comunidade Vida e Paz – Centro de Reabilitação de Fátima, iniciou a implementação do seu sistema da Qualidade, de acordo com o mesmo referencial EQUASS Assurance, previsto concluir em 2018.

A Fundação AFID sendo ainda a única organização da área social com três certificações distintas (ISO; ISS e EQUASS) colaborou com a APSA, e demais instituições participantes, no processo de capacitação, ajudando-as no desenvolvimento e implementação de processos ajustados a fim de se constituírem enquanto instituições certificadas pelo referencial EQUASS Assurance.

No âmbito do programa de apoio financeiro ao Sector Social, a Fundação Montepio estabeleceu um protocolo com a APQ, consubstanciado no financiamento de Organizações do Sector Social para a Certificação da Qualidade, no âmbito do Referencial Europeu EQUASS.

“Esta foi uma iniciativa promovida pela Fundação Montepio que tem apoiado muito o aspeto da qualificação e do positivismo em relação à intervenção. A Fundação financia projetos que tenham a ver com a melhoria da nossa intervenção junto das pessoas e isso é altamente importante. Este ano a AFID acompanhou o processo em termos de consultoria, ou seja, demos formação à APSA durante dezoito meses e agora é mais uma entidade certificada com o selo Equass Assurance,” conclui Domingos Rosa, Presidente do Conselho de Administração da Fundação AFID Diferença.

Para Paula Guimarães, diretora da Fundação Montepio, independentemente das instituições saírem beneficiadas com o selo, ou não, no final dos dezoito meses de acompanhamento, o processo em si já é uma forma de crescimento para as mesmas. “A certificação da qualidade é essencial para a mudança do paradigma da gestão das organizações, para o autoconhecimento das equipas e para a melhoria do serviço prestado à comunidade. Nesse sentido, apesar de não ser muito evidente as mais valias e vantagens que as instituições obtêm por força da certificação da qualidade, nós entendemos que a Fundação Montepio tem de financiar estes projetos por considerar, mesmo que aparentemente não sejam essenciais, fazem toda a diferença em matéria de qualidade final do serviço prestado.”

Para a António Pires, atual presidente da Associação Portuguesa para Qualidade, a atribuição deste selo é melhor aplicada às instituições sociais: “Nós como parceiros da EPR (European Platform for Rehabilitation) e gestores deste tema, sentimos que é o nosso dever promover o sistema. É nossa responsabilidade promover e divulgar a qualidade nas associações com um modelo, primeiramente criado para a reabilitação, e que agora está a ser adaptado a toda a área social.”

São muitas as associações que se candidatam para receberem o selo de Certificação de Qualidade das Organizações de Economia Social. O selo de reconhecimento é dado às associações seguindo os critérios de impacto social e regional, recursos humanos, historial da organização e principais resultados alcançados e outros indicadores de gestão.

Durante um ano, as associações são acompanhadas num coaching permanente, precisamente para fazerem todo o processo de certificação da qualidade do projeto ou da entidade, dependendo da dimensão.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category