Home / Oportunidades / Fundação de Bill Gates financia investigadores portugueses
Miguel Soares Fundação de Bill Gates
Miguel Soares (à esquerda) e equipa de investigação (Foto: Instituto Gulbenkian de Ciência)

Fundação de Bill Gates financia investigadores portugueses

Equipa do Instituto Gulbenkian de Ciência recebe 364 mil euros da Fundação de Bill Gates para ajudar na luta contra a malária.

 

A equipa de investigação liderada por Miguel Soares vai receber 400 mil dólares, cerca de 364 mil euros, nos próximos dois anos, uma doação feita pela Fundação Bill e Melinda Gates e que será usada para ajudar a descobrir uma nova vacina contra a malária.

Segundo o comunicado do Instituto Gulbenkian de Ciência, o grupo de investigadores irá avaliar se uma molécula específica de um açúcar produzido pelo parasita Plasmodium – responsável pela malária – deve ser incluída numa nova vacina contra a doença infecciosa.

Esta é a segunda vez que a equipa de Miguel Soares é reconhecida pela Fundação Gates, cujo objetivo é acabar com a malária até 2020 e que tem promovido “iniciativas altamente competitivas em que os cientistas propõem formas ousadas e pioneiras para encontrar uma vacina contra a malária”.

Há menos de dois anos, a equipa de Miguel Soares descobriu que componentes específicos de bactérias residentes no intestino podem desencadear um mecanismo natural de defesa que bloqueia a transmissão de malária.

O trabalho foi publicado na revista científica Cell e agora a Fundação Gates desafiou a equipa de investigadores a usarem essas descobertas para desenvolverem uma vacina contra a doença.

O projeto será desenvolvido com Henrique Silveira, do Instituo de Higiene e Medicina Tropical e com a Malaria Vaccine Initiative.