A preocupação ecológica e sustentável tem vindo a dominar a agenda internacional, com vários desenvolvimentos na aposta em energias renováveis. Na mobilidade, a aposta tem sido feita no campo dos veículos elétricos, tendo sido desenvolvidos vários sistemas de baterias para os mais variados usos.
Entre potência, autonomia e sustentabilidade, vários desenvolvimentos têm sido realizados no campo das baterias elétricas, com o mais recente e famoso caso a surgir com a colaboração de uma portuguesa.
Professora e investigadora na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Maria Helena Braga foi distinguida como Personalidade do Ano no Portugal Tecnológico graças à sua investigação em baterias autocarregáveis, tornando-se uma referência internacional para o desenvolvimento desta área.
A investigação baseia-se na combinação da capacitância negativa e resistência negativa, na mesma célula, permitindo que as baterias consigam carregar-se a elas mesmas, aumentando a energia acumulada. Além da rapidez de carregamento e do aumento da capacidade de energia das baterias, estas apresentam-se mais seguras e ecológicas.
Assine a PME Magazine em papel para ler o artigo na íntegra ou subscreva a edição digital aqui.