Home / MERCADO / ECONOMIA / Galp atinge lucros de 420 milhões de euros no primeiro semestre do ano
Galp
O preço médio do barril de petróleo deve chegar aos 90 dólares (Foto: Pixabey)

Galp atinge lucros de 420 milhões de euros no primeiro semestre do ano

Por: Diana Mendonça

A Galp  atingiu lucros de 420 milhões de euros, na primeira metade do ano, registando uma subida face aos 166 milhões registados no período homólogo de 2021, de acordo com as informações enviadas à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A subida dos preços do petróleo e das margens de refinação foram as principais razões para este aumento dos lucros. As margens de lucro subiram para os 22,3 dólares por barril.

Numa base ajustada, o lucro foi de 265 milhões de euros, contudo, numa base contabilística (IFRS), o resultado líquido foi 713 milhões de euros até junho. A Galp descreve a sua performance operacional como “robusta”, visto que a empresa tem estado “a capturar com sucesso condições de mercado favoráveis”.

Os lucros antes de juros, depreciações e amortizações (EBITDA) aumentou para 97%, passando para 2.114 milhões de euros, nos primeiros seis meses do ano.

A melhoria da rentabilidade do negócio deve-se à exploração e à produção de petróleo e gás (upstream), que geraram vendas no valor de 1.680 milhões de euros, nos primeiros seis meses do ano, registando um aumento de 86%.

Já a área industrial e de gestão de energia, incluindo a refinação, obteve um total de vendas de 285 milhões de euros, o negócio comercial obteve 153 milhões de euros, enquanto a área das energias renováveis totalizou um volume de negócios negativo de cinco milhões de euros.

O indicador do investimento, o capex, da Galp era de 365 milhões de euros, no final do mês de junho. A dívida líquida da empresa aumentou 28%, passando para 2.185 milhões de euros, estando 0,7 vezes acima do EBITDA.

De acordo com as perspetivas que a Galp enviou à CMVM, o preço médio do barril de petróleo deve chegar aos 90 dólares e a margem de refinação deve chegar aos 15 dólares por barril, valor que se encontra abaixo do registado atualmente (22,3).

Até ao final do mês de junho, a empresa utilizou 40 milhões de euros no plano de recompra de ações próprias. No total, a Galp pretende investir 150 milhões de euros neste programa.