Por: Mafalda Marques
O Ginásio de Educação Da Vinci em Vila Franca de Xira destacou-se nas últimas semanas por dinamizar diretos no Instagram em que envolve profissionais para ajudar jovens na escolha da área educativa. Entrevistámos as responsáveis do centro que explicam como a pandemia as obrigou a reinventar o negócio, logo após a inauguração.
Este Ginásio da Educação Da Vinci é a concretização de uma paixão pela educação, partilhada pelas duas sócias e irmãs – Elsa e Paula Santos. Elsa Santos, 43 anos, licenciada em psicologia na área educacional, além da formação académica, tem experiência com crianças, enquanto responsável anterior em ATL.
Paula Santos, 44 anos, fez carreira na área do jornalismo durante 15 anos. E depois da televisão e da imprensa, dedicou-se à comunicação, atividade que mantém. Pelo meio deu aulas e continua a dar formação – porque não se esquece que a opção entre o ensino e a comunicação esteve em cima da mesa até ao dia em que preencheu a sua ficha de candidatura à Universidade, em 1992.
“Conhecemos o conceito Da Vinci através de uns amigos que gerem (e bem) a unidade de Caldas da Rainha. Entre avançarmos sozinhos no mercado e avançarmos em equipa, escolhemos a segunda opção. Vila Franca de Xira foi uma sugestão do franchisador, com base nos seus conhecimento da localidade e do mercado“.
O centro Da Vinci de Vila Franca de Xira tem estudo acompanhado, explicações, do primeiro ciclo ao ensino superior, em praticamente todas as disciplinas, desde o Português à Análise de Estruturas. Neste momento, as sessões com maior procura são as sessões de Alto Rendimento (preparação para as provas de ingresso ao ensino superior). Até aos exames nacionais, estão a acompanhar alunos e a prepará-los a dar o seu melhor para a entrada na universidade.
Têm ainda aulas e cursos de línguas diversas, formação profissional, tempos livres, traduções e sessões diferenciadas, do Mindfulness ao “Falar em Público” ou à escrita criativa.
Por exemplo, com as empresas com as quais têm protocolos, organizam oficinas de Expressão Dramática ou Escrita Criativa, por exemplo.
Organizam ainda os Summer Schools (Aprender Inglês no Estrangeiro, para jovens dos 10 aos 18) e o Lá Fora, um serviço de apoio ao ensino superior no estrangeiro (apoia desde a orientação na escolha da faculdade e no curso à matrícula, alojamento, entre outros).
Testemunhos reais e inspiracionais
Não esperavam a pandemia. O Ginásio Da Vinci Vila Franca de Xira abriu em janeiro e desde março que está de portas fechadas, a reinventar as explicações à distância, mantendo o nível de qualidade e exigência. Mas como, perguntámos nós?
“Com um site, adaptado em tempo record às explicações online, com a partilha de informação com os nossos professores (artigos internacionais sobre como ser um bom professor à distância), com resiliência e a inspiração de Leonardo Da Vinci na capacidade inventiva“, explicam as responsáveis.
A Orientação Vocacional é um dos serviços prestados pelo Ginásio Da Vinci Vila Franca de Xira. E os exames estavam à porta. Como podiam inspirar os miúdos a encontrar a sua paixão e saída profissional? Chegando até eles via redes sociais com testemunhos de profissionais reais.
E assim surgiram os diretos de Orientação Profissional. E é aqui que dão razão a Darwin com o conceito de adaptação. A verdade é que conseguiram tirar partido das potencialidades da rede social do Instagram (a rede social escolhida com base no público-alvo e pelas suas características de engajamento enquanto rede social). O conceito foi todo adaptado e melhorado.
“No nosso plano de atividades, tínhamos previsto a realização de iniciativas de orientação profissional, nesta altura, uma fase em que os nossos alunos e tantos outros jovens estão a candidatar-se ao ensino superior. Nunca teríamos tido a possibilidade de ter no nosso painel de testemunhos/profissões, como a melhor enfermeira do Reino Unido, a portuguesa Sílvia Nunes”.
Assim, aquele que era suposto ser um painel com meia dúzia de profissionais a testemunharem o seu percurso para os alunos à porta fechada, transformou-se em Lives (diretos), abertos a todos, que durante cinco sábados seguidos dão acesso a um conjunto variado de profissionais, podendo colocar-lhes questões em direto.
Já foram realizados dois lives, que depois ficam disponíveis nas suas redes de Instagram (IGTV) e Facebook.
Cada convidado tem meia hora de intervenção e…. emoção. A jornalista Conceição Queiroz, por exemplo, emocionou-se ao responder a um jovem que lhe perguntava sobre a importância do curso para a carreira de jornalismo e a jornalista recordou os conselhos da sua própria mãe: “estuda, estuda, estuda”. A Sílvia Nunes foi surpreendida pela sobrinha, em direto, que fez o comentário conclusivo do seu Live: “és o nosso orgulho”.
Impacto na comunidade
O primeiro critério para a escolha dos profissionais em cada área vocacional foi convidar pessoas que trabalhassem nas áreas mais procuradas pelos jovens. E esse seria o critério mais lógico. Mas estamos num tempo em que até “o mais lógico” é questionável. Adotaram então outros critérios – dois, mais precisamente.
O primeiro foi convidar um profissional de Vila Franca de Xira, pois é nesta comunidade em que estão inseridos e é a comunidade que também querem apoiar e valorizar nesta altura mais delicada.
“Quem assiste aos nossos Lives, fica também a conhecer melhor o biólogo José Carlos Morais, o médico dentista Pedro Mota, o ilustrador Vasco Gargalo (premiado a nível europeu), a bailarina Rita Gaspar, a professora de atividade física Elsa Doninha e o Treinador de Futebol Alexandre Santos (que já passou pelo Sporting e pela Arábia Saudita)“, esclarece Elsa Santos.
“Quando identificámos o segundo critério, decidimos que tinha que estar aplicado a todos os convidados – todos teriam que ser apaixonados pela sua profissão. Porque acreditamos que a paixão é um ingrediente essencial, e que acrescenta valor, no mercado de emprego, independentemente dos resultados que conhecemos dos guias laborais com as profissões de futuro. E foi assim que chegámos à Enfermeira Sílvia Nunes, à advogada Magda Fernandes, à voluntária ONG Dulce Machado, ao Militar Daniel Vultos, ao ator Peter Michael e ao piloto de aviões Hugo Domingos. Os Lives têm ainda momentos estudar Lá Fora – com a participação de estudantes Da Vinci que escolheram fazer o ensino superior em universidades do Reino Unido e nos EUA e que contam aqui, nestes Lives, as suas experiências enriquecedoras”, adianta Paula Santos.
E assim começaram as sessões em direto para jovens que procuram inspirar-se em profissionais dedicados e apaixonados.
Os diretos com os profissionais seleccionados irão decorrer todos os Sábados, pelas 21 horas, na rede social Instagram do centro de Vila Franca de Xira, até 20 de junho.