Após a conclusão da fase piloto do projecto de bicicletas partilhadas da EMEL, a empresa pública inicia oficialmente a exploração da rede na capital, sob a marca Gira – Bicicletas de Lisboa.
Se de momento o projeto conta com 10 estações instaladas no Parque das Nações, que disponibilizam cerca de 100 bicicletas, ao longo desta nova fase serão adicionadas as restantes estações à operação, até perfazer as 140 estações e 1410 bicicletas previstas no projecto.
O serviço Gira terá três modalidades de adesão: o passe anual e o passe mensal, destinados apenas a residentes em Portugal, com um custo de 25 e 15 euros, respectivamente; e o passe diário, com um custo de 10 euros. A estes valores de subscrição acrescem tarifas de utilização do serviço.
Quanto à fase de testes, que se iniciou no passado dia 21 de Junho e durou cerca de dois meses, contou com a participou de 1600 beta testers que realizaram mais de 20 mil viagens e percorreram uma distância superior a 40 mil quilómetros.
Em jeito de balanço, Luís Natal Marques, presidente do Conselho de Administração da EMEL, afirma que «esta primeira fase foi muito importante para recolher as recomendações dos utilizadores que participaram no projecto piloto, envolvendo a comunidade no desenvolvimento do serviço, e identificar oportunidades de melhoria. Registámos cerca de 270 viagens diárias.”