Home / Empresas / Google anuncia WorkSpace para todos
Google Workspace computador
As novas atualizações da Google permitirão um aumento da segurança e privacidade (Foto: Pixabay)

Google anuncia WorkSpace para todos

A Google anunciou hoje várias atualizações no sentido de melhorar e proporcionar uma solução integrada de comunicação e colaboração acessível a todos através da ferramenta Google Workspace.

Foram anunciadas hoje as novas atuações que a Google definiu para melhorar a experiência dos utilizadores na ferramenta WorkSpace, de modo a “proporcionar uma solução única e integrada de comunicação e colaboração. Desta forma, os consumidores, empresas, professores e alunos passam a ter acesso à “experiência completa” desta ferramenta, incluindo alguns serviços como o Gmail, Chat, Agenda, Drive, Sheets, Meet, entre outros.

A empresa anunciou também inovações ao nível de desafios e oportunidades de trabalho no mundo híbrido. Para isso, inovou as salas no Google Chats que passam agora a ser Spaces, oferece uma assinatura Google Workspace Individual, melhorou a ferramenta Google Meets de modo a permitir a igualdade colaborativa e inseriu novos recursos de segurança e privacidade na plataforma Workspace.

Javier Soltero, VP e MP da Google Wokspace, garante que “o nosso foco está centrado em fornecer aos consumidores, trabalhadores, professores e alunos uma abordagem igualitária à colaboração, ao mesmo tempo que proporciona a flexibilidade que permite que estes diferentes subconjuntos de utilizadores tenham a sua própria abordagem de comunicação e colaboração”.

Para Patrick Moorhead, o principal analyst, Moor Insights & Strategy, o objetivo passa por “garantir que os trabalhadores tenham acesso às melhores ferramentas de colaboração e à melhor informação independentemente da sua localização, é uma prioridade para todas as empresas, especialmente quando começam a regressar ao escritório físico”.

Assim, “com esta atualização, o Google Workspace está a criar uma nova vantagem competitiva ao proporcionar uma otimização para uma experiência única e conectada a todos os seus produtos que se estende a consumidores e empresários individuais de forma a estarem alinhados com a experiência que os subscritores empresariais e de educação beneficiam a partir de hoje”, reforça Moorhead.

Para terem acesso a esta atualização, os utilizadores podem ativar a “experiência integrada” no Workspace através do Google Chat no Gmail.

Relativamente às atualizações, a introdução do Spaces nas salas do Google Chat, permitirá aos utilizadores utilizarem novos recursos, “como encadeamento de tópicos em linha, indicadores de presenças, estados personalizados”, entre outros, e disponibilizará “um local para fomentar a partilha de conhecimento e a construção de comunidades para equipas”.

Quanto à assinatura individual, a subscrição contempla serviços premium, como serviços de reserva inteligente e email marketing personalizado. No Google Meet, serão introduzidas ferramentas como o modo companion, que permite que qualquer participante da reunião tenha acesso a recursos e controlos interativos, novas opções de RSVP no Calendário, melhoria no hardware do Google Meet e, ainda, novos controlos de segurança.