Home / Empresas / Google cria iniciativa de apoio a mulheres e grupos subrepresentados
Google empresas responsabilidade social mulheres grupos subrepresentados
Google lança iniciativa com vista a apoiar mulheres e grupos subrepresentados (Foto: Pixabay)

Google cria iniciativa de apoio a mulheres e grupos subrepresentados

No dia da Cimeira Social, no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, a Google anunciou o lançamento de um projeto que tem em vista ajudar mulheres e grupos subrepresentados em Portugal. A iniciativa conta com 10 sessões #IamRemarkable até ao final do ano.

A coincidir com o Mês da Diversidade Europeia 2021, a Cimeira Social, que decorre esta sexta-feira, tem na agenda abordar temos como a diminuição das “desigualdades no mercado de trabalho entre homens e mulheres”. Helena Martins, a responsável por políticas públicas da Google, numa entrevista à agência Lusa, afirma que a primeira sessão será o Atelier Digital “com foco em mulheres”.

O Atelier Digital é um programa desenvolvido pela Google que já contou com a participação de mais de 100 000 pessoas em Portugal, no entanto “nunca fizemos um Atelier Digital com foco em mulheres e vamos trazer isso para Portugal, em colaboração com o Centro Coordenador dos Institutos Politécnicos”, acrescentou.

Também o workshop #IamRemarkable vai voltar, e “tem como objetivo desenvolver soft skills para ajudar mulheres e pessoas de grupos subrepresentados, como LGBT, a poderem avançar nas suas carreiras”.

Helena Martins confirma que “uma das coisas que percebemos quando esse programa foi lançado é que as mulheres tinham dificuldade de falar dos seus sucessos, das suas qualidades e, assim, avançar nas suas carreiras”.

Durante as sessões do workshop, que também se dirigem a comunidades como a LGBTQI+ em Portugal, a Google admite querer trabalhar com parceiros como a ILGA – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo.

O #IamRemarkable tem como objetivo capacitar mulheres e grupos subrepresentados a falar abertamente sobre as suas realizações a nível profissional, ao mesmo tempo que ajuda a quebrar preconceitos. Neste sentido, e por meio de exercícios, o workshop pretende “desenvolver essa consciência das ferramentas práticas a que as pessoas podem recorrer para falar das suas qualidades e das coisas boas que fizeram ao longo da carreira”.

De modo a agilizar o período pelo qual o mundo atravessa, a Google decidiu que as sessões deste workshop serão realizadas em formato digital.

Importa recordar que no passado dia 29 de setembro, o Governo e a Google Portugal assinaram um memorando de entendimento que assenta na recuperação económica e na aceleração da transição digital.