A Goparity, uma plataforma portuguesa de finanças éticas, leva até ao continente norte-americano o seu modelo de financiamento colaborativo.
Dirigida por uma equipa local, a plataforma irá dar aos canadianos a oportunidade de financiar empresas locais que trabalham em projetos focados no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
A recente expansão surgiu no surgimento de uma pesquisa realizada por Emily Mercy, Elliot Warner e Blake Bunting sobre as alternativas de investimento sustentável acessível a pequenos investidores no Canadá.
Apesar de o Canadá ter a maior taxa de crescimento de investimento ESG a nível mundial e de 78% da população querer investir uma parte do portfólio em soluções para reduzir emissões, quase não existem opções para investidores não sofisticados ou de retalho. Serão assim estes três empreendedores canadianos que irão liderar a operação da plataforma no seu país.
“A expansão para o Canadá reforça o nosso compromisso em construir uma economia mais sustentável, onde o dinheiro é direcionado para projetos que impulsionam mudanças positivas nas comunidades locais”, conta Nuno Brito Jorge, fundador e CEO da Goparity.
Em 2022, a plataforma portuguesa angariou cerca de 10.4 milhões de euros, cujos projetos financiados permitiram impactar cerca de 200.000 pessoas, criar quase 7.000 postos de trabalho e contribuir para evitar a emissão de 23.800 toneladas de emissões de CO2 para a atmosfera todos os anos.