Home / Empresas / Ambiente / GoParity abre projeto para financiar co-work sustentável em Lisboa
co-work sustentável heden santa apolonia pme magazine
Projeto para o Heden, em Santa Apolónia (Foto: Divulgação)

GoParity abre projeto para financiar co-work sustentável em Lisboa

A GoParity anunciou que está disponível para financiamento o Heden, um coletivo de hubs criativos que tem o intuito de ser o mais sustentável espaço de co-work de Lisboa.

“O Heden está a angariar financiamento para investir em sistemas eficientes e sustentáveis de iluminação e climatização para o seu novo espaço, em Santa Apolónia”, refere a GoParity em comunicado.

O investimento pedido é de 50 mil euros, com retorno mensal para o investidor de 4,75%, durante quatro anos. Os investimentos começam a partir de 20 euros.

“O espaço é no novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa e tem data de abertura prevista para outubro. Construído de raiz a pensar no futuro, tem 1.000 m2 e está pronto para receber cerca de 162 pessoas em espaços de trabalho, mais 120 no grande auditório para eventos”, acrescenta o documento.

A obra prevê uma “fachada verde bioclimática que irá reduzir a potência necessária do sistema de climatização (aquecimento, ventilação e ar-condicionado) em cerca de 25-30%; e um sistema de iluminação LED, com um consumo de 20-24 kw inferior a um sistema tradicional que vai permitir uma poupança energética em iluminação de cerca de 80-90%”, bem como uma central fotovoltaica para alimentar cerca de 90% das suas necessidades energéticas.

O Coletivo Heden está, desde 2017, a tentar criar uma comunidade de trabalho criativa, sustentável e inovadora. Os primeiros a serem criados foram os do Chiado e Graça.