O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, na generalidade, um decreto-lei que regula a intervenção dos profissionais de saúde na app Stayaway Covid, desenvolvida pelo INESC TEC para fazer rastreio de contactos com pessoas infetadas pela Covid-19.
Segundo a edição online do Jornal de Negócios, a aplicação estará disponível para IOS e Android, utilizando “Bluetooth Low Energy” como sensor de proximidade.
Caso acedam, os utilizadores serão notificados se entrarem em contacto com outros utilizadores que tenham sido diagnosticados com a doença.
Neste caso, os smartphones contactam entre si sempre que estiverem a menos de dois metros uns dos outros por um período de pelo menos 15 minutos.
Caso um utilizador vá ao médico e lhe seja diagnosticado o novo Coronavírus receberá um código para introduzir na aplicação e a partir daí tem início o rastreio.
Segundo a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, o Ministério da Saúde ficará encarregue pela gestão dos dados pessoais dos utilizadores da app.