Home / MERCADO / Economia / Governo quer aumentar salário mínimo em 40 euros
Salário Mínimo Governo João Leão
(Foto: Governo de Portugal)

Governo quer aumentar salário mínimo em 40 euros

De acordo com fonte oficial do Ministério das Finanças, avançada pelo Jornal de Notícias, o Governo português prepara-se para aumentar o salário mínimo nacional em 40 euros no próximo ano, passando dos atuais 665 euros para 705 euros por mês.

O objetivo do Governo passa por aumentar o salário mínimo nacional em cerca de 40 euros já no próximo ano, num crescimento de 6% face aos atuais 665 euros mensais. Desta forma e como adianta o Jornal de Notícias, o valor do salário mínimo mensal passaria a situar-se em 705 euros.

Desta forma, começa a avançar o plano do Governo português em elevar para 750 euros o salário mínimo nacional por mês até ao final da legislatura (2023). Se esta perspetiva for cumprida, irá verificar-se um aumento de 49% face aos valores correntes no ano de 2015.

Os dados analisados pelo jornal em causa, apontam para que estes valores englobem uma totalidade de cerca de 800 mil pessoas, ou seja, quase um quinto dos trabalhadores por conta de outrem. Estes valores podem, no entanto, revelar-se pouco precisos, dada o impacto pandémico no mercado de trabalho.

Com esta subida do salário mínimo nacional, o Governo prevê ainda uma eventual despesa “extra” de cerca de 72 milhões de euros para o próximo ano, com estes valores a permitirem um aumento de 40 euros da retribuição de 103.896 funcionários públicos com salário mínimo.

Recorde-se que, com o aumento do salário mínimo mensal, o Governo português irá manter-se alinhado com as políticas dos últimos 12 anos, que previram aumentos regulares destes valores, exceção feita ao período compreendido entre 2012 e 2014.