Home / Empresas / Ambiente / Grandes empresas anunciam falsas reduções de gases com efeito de estufa
gases com efeito de estufa
Empresas acusadas de falsas reduções na emissão de gases com efeito de estufa (Foto: Pexels)

Grandes empresas anunciam falsas reduções de gases com efeito de estufa

No “Relatório de Monitorização da Responsabilidade Climática Corporativa”, a NewClimate Institute e a Carbon Market Watch acusam as maiores empresas internacionais de “greenwashing”, técnicas para promover falsas virtudes ambientalistas.

O relatório foi divulgado esta quarta-feira e já foi comentado pela associação ambientalista portuguesa “Zero”, em comunicado, no qual explica que as reduções alegadas pelas grandes empresas não passam de futuras expectativas de redução do impacto dos gases com efeito de estufa.

“Muitas vezes a décadas de distância, e que, em média, correspondem a apenas de 40% de redução”, denuncia a Zero.

O relatório desenvolvido pelas duas instituições europeias sem fins lucrativos refere que as empresas omitem dados, aproveitam-se de lacunas e escolhem datas proveitosas para iniciar a contabilização das emissões, conseguindo, assim, manipular os números a seu favor e alegar falsas reduções na emissão dos gases com efeito de estufa.

Empresas como a Apple, Carrefour, Google, Ikea, Nestlé e a Vodafone, entre muitas outras são segundo o relatório, exemplos desta manipulação de números, e que afirmam chegar às “zero emissões líquidas”, sendo na verdade uma redução de apenas 40% e não de 100% como alegam as empresas.

Citado no comunicado, Francisco Ferreira, presidente da “Zero”, disse esperar que as empresas “sejam rigorosas nas suas avaliações e compromissos de descarbonização e que não basta apenas ser ambicioso”.