Por: Djeisibel Lopes
A MAPFRE, uma multinacional de seguros de origem espanhola, regista no primeiro semestre deste ano um crescimento de cerca de 15% nas receitas a nível mundial.
Na península ibérica, o grupo registou um crescimento de cerca de 20%, chegando a alcançar os 122.7 milhões de euros – valor que a empresa considera ter contribuído para os resultados registados a nível global.
Ainda em Portugal e Espanha, houve também um aumento do mercado, tanto no ramo “Vida”, como “Não Vida”, tendo atingido 5.513 milhões de euros.
Relativamente ao período homólogo, o negócio “Vida” cresceu na região ibérica 1.7 vezes e atingiu os 1.522 milhões de euros, enquanto que os prémios “Não Vida” cresceram 7,7%.
No ramo automóvel, as tarifas continuam a adaptar-se ao contexto inflacionista e com base em perfis individuais de risco.
“O potencial da diversificação está a compensar as dificuldades que o ramo automóvel continua a sentir devido à inflação. As medidas para enfrentar a inflação foram adotadas antes e começam a aparecer na evolução do resultado”, conta Antonio Huertas, presidente da MAPFRE.
A nível mundial, os prémios do grupo cresceram especialmente nos setores “Não Vida” e “Vida”, algo impulsionado pelo desempenho positivo em países como Espanha e Brasil. A multinacional registou ainda cerca de 307 milhões de euros referentes ao primeiro ano de um programa de riscos industriais.