Por: Maria Carvalhosa
O grupo SGS, empresa de inspeção, verificação, ensaios laboratoriais, formação e certificação, abriu um novo centro global de competências e laboratórios em Lisboa, e celebrou simultaneamente, os 100 anos da sua existência em Portugal, com um evento de inauguração das novas instalações.
“A SGS Portugal é uma referência para o Grupo SGS. Vários projetos globais liderados a partir de Portugal incluem diferentes áreas de foco estratégico e de competência: o Global BioScience Center, o Innovation Squad (o primeiro a trabalhar globalmente) e Competence Center for Molecular Biology. Estes laboratórios fazem parte de um centro de excelência global onde concentramos cientistas, investigadores e especialistas de várias áreas, representando uma importante captação de experiência técnica, nacional e internacional, bem como reforça as sinergias com outras afiliadas”, referiu, Frankie Ng, CEO Global da SGS.
Através das suas novas instalações, a SGS tenciona representar um investimento significativo para o seu futuro enquanto empresa, contando com o hub para a inovação, tecnologia e conhecimento. No seu edifício, com localização em Carnide, Lisboa, estarão 200 pessoas, sendo que haverá um reforço de equipa, com a entrada de 40 pessoas nas áreas de inovação e desenvolvimento.
“É um grande orgulho fazer parte do Grupo SGS e participar no centenário de uma empresa que, ao longo de todos estes anos se tem desenvolvido de forma tão positiva. Este evento assinala a aposta do Grupo SGS para um futuro próspero com o desenvolvimento de sinergias que vão possibilitar a criação de um mundo melhor, mais seguro e interligado. Paralelamente, pretendemos também assumir-nos como o parceiro de referência dos nossos clientes na sua jornada de sustentabilidade. Assim, e regendo-nos pelas “ambições de sustentabilidade” da SGS Global, a nossa missão passa por estender o nosso compromisso corporativo de criar um impacto positivo na sociedade através dos serviços que prestamos aos nossos clientes, alinhado com o nosso propósito de criar valor para a sociedade ao longo de toda a nossa cadeia de valor”, acrescentou João Marques, managing director da SGS Portugal.
“Agradeço em nome do governo de Portugal a aposta que a SGS tem feito no nosso país e o seu investimento no talento das nossas pessoas. Esta celebração dos 100 anos da empresa em Portugal é o resultado de um grande trabalho da administração da empresa, mas também de todos os seus colaboradores que sublinham a excelência do trabalho feito. É particularmente relevante para nós que escolham o dia de hoje, Dia Mundial da Terra, para esta celebração, porque a sustentabilidade ambiental e social das empresas é fulcral. Sublinho ainda a relevância entre a colaboração do setor privado e do setor público, no domínio da investigação e inovação. A SGS pode contar com a colaboração do governo português e Portugal conta também com o empenho da SGS e com o seu património de conhecimento”, afirmou Rui Martinho, Secretário de Estado da Agricultura.
O evento contou ainda com a realização de uma mesa redonda, destacando o Dia Mundial da Terra, no qual se discutiu a relevância da sustentabilidade para a SGS.