Home / MERCADO / Economia / Guerra vai abrandar crescimento mundial
Grupo Vista Alegre
O grupo investiu cerca de 7,3 milhões de euros (Foto: Pexels)

Guerra vai abrandar crescimento mundial

Por: João Monteiro

A guerra na Ucrânia vai abrandar o crescimento económico mundial e vai impactar especialmente a zona euro, de acordo com a Euler Hermes, acionista da COSEC – Companhia de Seguro de Créditos, que estima que a economia global avance 3,3% este ano.

Este número apresenta uma queda de 0,8% em relação à estimativa realizada no início do ano e, segundo um comunicado da Euler Hermes, “reflete os novos desafios geopolíticos que o mundo enfrenta”.

“A escalada do conflito na Europa coloca desafios à recuperação da economia mundial e desencadeia o crescimento de riscos geopolíticos”, estima a Euler Hermes, lembrando que a economia da zona euro vai ser “a mais afetada pela guerra, depois da economia ucraniana e da russa”.

“O crescimento económico do bloco da moeda única vai ser afetado especialmente pela forte quebra no comércio entre a Zona Euro e a Rússia. As exportações totais das maiores economias do euro para a Rússia representam menos de 2%, pelo que o impacto global será relativamente moderado. Contudo, alguns setores que dependem muito de bens oriundos da Rússia ou da Ucrânia – como componentes para a indústria automóvel – deverão enfrentar problemas nas cadeias de abastecimento”, pode ler-se no mesmo comunicado.

O estudo da Euler Hermes estima que o PIB da zona euro cresça 2,6% neste ano, menos 1,2% que se esperava no início do ano.