Home / Empresas / GuestAccess: a nova webapp gratuita de apoio ao turismo
GuestAccess Turismo acessibilidade
Projeto contou com a parceria do Turismo de Portugal (Foto: Divulgação)

GuestAccess: a nova webapp gratuita de apoio ao turismo

O Centro de Inovação do Turismo (NEST) e a Associação Accessible Portugal lançam a GuestAccess, uma webapp gratuita desenvolvida com o apoio do Turismo de Portugal, com o objetivo de reforçar o know-how dos colaboradores do setor turístico em relação a questões de acessibilidade.

O NEST e a Accessible Portugal lançaram uma webapp gratuita, a GuestAccess, com o objetivo de apoiar os trabalhadores do setor do Turismo em relação ao tema da acessibilidade. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Turismo de Portugal, visando melhorar a experiência dos hóspedes com necessidades especificas.

Tendo percebido a dificuldade de muitas empresas do setor em garantirem investimentos em formação ou equipamento, as entidades responsáveis pela nova webapp pretendem fornecer soluções para um setor que, com a atual situação pandémica, tem enfrentado sérias dificuldades.

Nesse sentido, a nova aplicação irá ajudar os colaboradores a adotarem medidas ajustadas a cada tipo de incapacidade, incentivando a obtenção de um maior conhecimento das atitudes adequadas a tomar em caso. 

Nesse sentido, esta webapp permite que os colaboradores destas empresas possam responder a um quiz e saber a pontuação que obtiveram no final, de forma a desenvolverem uma maior consciência para as aptidões que devem desenvolver para receberem os hóspedes da melhor forma possível.

Apontando à inclusividade do turismo nacional, o diretor executivo do NEST, Roberto Antunes, encara este projeto do ponto de vista da possibilidade de “tornar acessíveis uma série de boas práticas simples de implementar e que podem fazer toda a diferença na experiência de um hóspede com necessidades específicas”.

Numa altura em que a população tem vindo a atingir maiores níveis de envelhecimento, o perfil dos turistas parece envergar pelo mesmo caminho, o que vem aumentar a urgência do desenvolvimento deste tipo de competências e conhecimentos nos colaboradores, quer ao nível de acessibilidade, ordem motora, auditiva, visual ou cognitiva.

Ana Garcia, a presidente da Accessible Portugal, congratula-se pelo desafio do projeto da GuestAccess, que serviu para cumprir mais uma missão com a qual se alinhou: “contribuir para a qualificação da oferta turística para todos”.