Por: Mariana Barros Cardoso
No dia em que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, declara ao país que o Estado de Emergência será renovado amanhã, registam-se mais 750 casos positivos em Portugal de Covid-19, o que se traduz numa percentagem de mais 4,1%.
Portugal conta agora com 18841 casos confirmados em Portugal, no entanto regista um decréscimo no número de óbitos, tendo agora 629 mais 30 que no dia de ontem. O número de casos recuperados é superior ao de óbitos nas últimas 24 horas, com mais 110 recuperados em Portugal numa soma de 493 pessoas curadas do novo coronavírus.
Há ainda 1302 pessoas internadas devido à pandemia, mais 120 nas últimas 24 horas, e menos 150 que ontem a aguardar resultado laboratorial, num total de 3910.
O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, na habitual conferência de imprensa ao país, refere que “temos de aprender a conviver com o vírus com a consciência que a única vacina de que dispomos no momento é o distanciamento social e que o regresso à normalidade terá que ser feito gradualmente, respeitando as orientações técnicas internacionais, nomeadamente da organização mundial de saúde e do centro europeu de controlo de doenças e tendo como base a melhor evidência cientifica disponível.”
O secretário de estado da saúde apela ainda que só cumprindo estas medidas conseguimos manter o serviço nacional de saúde e manter as necessidades para que nada falhe e o mesmo conseguir dar as respostas que os utentes tanto de covid-19 como de outra patologia precisam nas diferentes fases de pandemia. António Lacerda Sales impõe que “é um esforço adicional dos portugueses mas crucial nesta caminhada coletiva“.