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“Há um longo caminho a percorrer na adoção de soluções de gestão na cloud” – Santiago Solanas

Por: Maria Carvalhosa 

A Oakley Capital adquiriu a totalidade do capital da PRIMAVERA BSS e criou, dessa maneira, um novo grupo empresarial para liderar a era digital na Península Ibérica. Para ficarmos a saber tudo, estivemos à conversa com Santiago Solanas, CEO do Grupo Primavera. 

PME Magazine (PME Mag.) – De que forma, e com que necessidade, surge agora o Grupo Primavera?

Santiago Solanas (S. S.) – Este acordo nasce em resultado de uma verdadeira oportunidade de crescimento da digitalização dos processos de negócio, que encontramos no mercado ibérico, uma vez que tanto Espanha como Portugal têm níveis de digitalização muito atrás dos restantes países da Europa. Mais concretamente, por exemplo, no caso das soluções baseadas na cloud, que oferecem mais integração e facilidade de atualização, registamos uma penetração de 67% no Reino Unido, 58% em França e 47% em Itália, enquanto em Espanha cai para 40% e em Portugal é de apenas 29%, por isso, verificamos um grande atraso na Península Ibérica comparativamente com os restantes países da Europa. Além disso, a perceção do valor acrescentado fornecido pelas soluções de software de gestão tem crescido significativamente nos últimos tempos junto de todo o tecido empresarial, mas muito particularmente entre as micro, pequenas e médias empresas. Estamos a falar de um setor cuja digitalização tem sido exponencialmente impulsionada em resultado da pandemia, mas também porque as melhorias trazidas pela tecnologia estão a tornar-se cada vez mais evidentes, nomeadamente no que respeita à facilidade de cumprir todos os requisitos legais e fiscais associados ao reporting da sua atividade às entidades oficiais. Com o apoio da Oakley, estamos cientes de que, em geral, para as grandes multinacionais deste setor, Portugal tornou-se uma prioridade, o que nos dá a oportunidade de crescer e resolver necessidades reais do nosso mercado, apoiando o nosso tecido empresarial com proximidade e dedicação.

PME Mag. – Qual é a identidade do Grupo Primavera?

S. S. – A identidade do Grupo Primavera absorveu muito daquilo que era a PRIMAVERA BSS. Mantivemos o nome da empresa Primavera BSS porque acreditamos que o nome “Primavera” transmite toda a magia de uma palavra extremamente positiva e que representa crescimento, luz e transformação. Queremos que todos os nossos colaboradores, clientes, parceiros e comunidades se identifiquem com a energia desta palavra poderosa, que representa atributos que, sem dúvida, nos caracterizam. A nossa identidade é ibérica, as 13 empresas do Grupo Primavera partilham a mesma identidade visual, numa arquitetura de marca inspirada na natureza e nos azulejos, uma tradição ibérica ancestral, que simboliza proximidade e respeito pelo passado, que serve de inspiração para um futuro cada vez mais inclusivo e sustentável. Juntamente com a nova identidade visual, apresentamos recentemente o nosso lema “Juntos Nós Crescemos”, que se traduz no nosso compromisso com as diferentes comunidades que compõem o nosso ecossistema e o nosso propósito de cuidar das pessoas e do planeta, de continuar a aprender e inovar e de trabalhar em estreita colaboração com os nossos clientes e parceiros, para que juntos possamos crescer.

PME Mag. – Qual é a principal missão/objetivo do Grupo Primavera?

S. S. A missão do Grupo Primavera é oferecer as melhores soluções tecnológicas de gestão para as organizações, aumentando a criação de valor. Estamos convencidos de que a proximidade local das nossas marcas, a nossa capacidade de inovar e o facto de sermos o único player no mercado que oferece soluções 100% em cloud para todos os segmentos de empresas, desde freelancers, a empresas de média dimensão e administração pública é o nosso grande fator de diferenciação. O nosso objetivo é crescer cada vez mais para adicionar continuamente experiência e conhecimento às nossas soluções e partilhar com o mercado recursos tecnológicos e boas práticas que contribuam para o crescimento do negócio dos nossos clientes.

PME Mag. – Quão importante é para si, enquanto empresa, liderar o mercado ibérico de software de gestão de negócios na nuvem? E com que estratégia planeia fazê-lo?

S. S. – Depois de uma análise do mercado ibérico, percebemos que ainda há um longo caminho a percorrer na adoção de soluções de software de gestão baseadas na cloud, que é precisamente o nosso principal foco neste momento. É uma modalidade que tem muitas vantagens, tanto em termos de poupança de custos como de facilidade de atualizações e adaptação a alterações legislativas, entre outras vantagens competitivas que fazem da cloud a maior oportunidade para nós e para o crescimento das empresas nossas clientes. Portanto, o nosso objetivo é liderar o mercado de soluções de gestão na cloud para, desta forma, ajudarmos todos os negócios a crescer nesta era digital. A nossa grande missão é mostrar a todo o mercado, particularmente às pequenas e médias empresas os benefícios desta tecnologia e de que forma a cloud pode ser um forte aliado para ajudá-las a alcançar a velocidade desejada.

PME Mag. – Qual será o maior desafio para atingir o seu objetivo?

S. S. – Pensamos que é um desafio duplo: em primeiro lugar, acelerar a implementação da tecnologia nas empresas em Portugal, o que tem um atraso significativo em relação a outros países europeus na adoção de nuvem, como comentámos anteriormente. Em segundo lugar, enfrentamos um horizonte macroeconómico incerto e temos de ajudar ao máximo para que os nossos clientes sintam a nossa proximidade e apoio. Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma grande ajuda para empresas de todas as dimensões e setores gerirem melhor, terem informações mais valiosas e conectarem-se mais facilmente com os seus clientes e todo o seu ecossistema. No Grupo Primavera estaremos próximos dos nossos clientes ao longo deste processo. Temos o objetivo e o compromisso de continuar a inovar e investir no desenvolvimento dos nossos produtos de forma a torná-los cada vez mais fáceis de utilizar, melhorar a sua funcionalidade para atender às novas necessidades dos nossos clientes e ajudá-los a cumprir todos os regulamentos aplicáveis.

PME Mag. – Das três décadas de experiência que tem, qual é a melhor aprendizagem que quer aplicar agora no Grupo primavera?

S. S. – A importância das pessoas. É crucial termos tempo para ouvir e ajudar todos nas equipas a crescer profissionalmente. Os projetos nunca são de uma só pessoa, são sempre de uma equipa que trabalha com paixão, respeito, proximidade e imaginação, apenas os valores que todos escolhemos para nos governar no Grupo Primavera.

PME Mag. – O que representa a Primavera BSS ter sido a primeira empresa portuguesa a fazer parte do conjunto de empresas adquiridas pela Oakley Capital na altura?

S. S. – Representa um compromisso claro com o mercado português, mas sobretudo com uma equipa de pessoas que tiveram (e continuam a ter) um historial de liderança e sucesso. Além disso, é um compromisso com um modelo de negócio baseado em parceiros que têm um histórico e experiência de sucesso durante anos. E também um reconhecimento da qualidade humana dos fundadores da PRIMAVERA BSS, José Dionísio e Jorge Batista, que têm sido capazes de criar uma cultura de contínua inovação e respeito e proximidade que está muito alinhada com os valores do Grupo Primavera.

PME Mag. – O que podemos esperar do Grupo Primavera? Quais são os próximos passos a curto prazo?

S. S. – O nosso objetivo é manter o compromisso com os nossos clientes e ecossistema para continuar a acrescentar valor e crescer em conjunto com paixão e respeito. Procuramos ser o parceiro digital das micro, pequenas e médias empresas, e acompanhá-las neste caminho de digitalização, que nem sempre é fácil, mas que, sem dúvida, lhes oferece uma oportunidade de poupar custos, aumentar a sua eficiência e rentabilidade, adaptar-se ao ambiente em mudança e tornar-se global, com tudo o que isso implica para a economia de países como Portugal e Espanha. Queremos continuar a trabalhar para manter a nossa estratégia de crescimento de dois dígitos . Como já disse, há uma grande oportunidade no mercado ibérico e a nossa visão é ser a plataforma líder em software de gestão em Espanha e Portugal.