Home / MERCADO / ECONOMIA / IAS cresce para os 480,43 euros
IAS
A KLOG passa a ter acesso, já a partir de maio deste ano, a um serviço totalmente integrado (Foto: Pexels)

IAS cresce para os 480,43 euros

Por: Marta Godinho

Para além do aumento do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) para 480.43 euros já no próximo ano, existem vários outros apoios sociais que vão crescer juntamente com este indicador, segundo publicação do Diário da República, esta sexta-feira, dia 16 de dezembro.

Segundo o Ministro das Finanças e a Ministra do Trabalho, este novo aumento do valor do IAS vai entrar em vigor já no início de 2023.

Em novembro, o governo já tinha informado que o valor do IAS ia ser atualizado em 8,4% em vez de 8% em 2023, passando a assumir ajustes nas atualizações das pensões. Estes ajustes têm origem nos dados de inflação divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) que indicam que a inflação média do último ano, sem habitação, foi de 7,46%, valor que aumentou face aos 6,83% de outubro.

O governo tinha inicialmente referido que o valor do IAS seria atualizado em 8%, apesar de que poderia sofrer alterações caso a inflação fosse mais alta do que o estimado. Este valor da inflação também ditou um acerto na taxa de atualização das pensões face aos valores que o governo tinha inicialmente colocado numa proposta que enviou ao parlamento e que já tinha sido aprovada em setembro.

Para além destes aumentos, certos apoios sociais como o abono de família, a prestação social para a inclusão, o subsídio de desemprego e o Rendimento Social de Inserção (RSI) também vão aumentar juntamente com a atualização do IAS.

Segundo dados do Governo, este indicador pode “impactar a vida de 1,6 milhões de beneficiários”.