Home / MERCADO / Economia / Iberdrola inaugura um dos maiores projetos de energia verde em Portugal
Gigabateria do Tâmega
Construção da gigabateria decorreu ao longo de quase oito anos e envolveu um investimento de mais de 1.500 milhões de euros (Foto: Divulgação)

Iberdrola inaugura um dos maiores projetos de energia verde em Portugal

Por: Diana Mendonça

A Iberdrola inaugurou, esta segunda-feira, a gigabateria do Tâmega, um dos maiores projetos de criação de energia hidroelétrica de Portugal. Com um investimento de mais de 1.500 milhões de euros, esta central irá produzir 1.158 MW e armazenará a energia equivalente à consumida por 11 milhões de pessoas dia nas suas casas.

“Nós próximos anos podemos até duplicar os investimentos feitos nesta gigabateria atingindo até três mil milhões de euros de investimento em Portugal”, afirmou Ignacio Galán, presidente da Iberdrola.

Este novo complexo é composto por três centrais, Alto Tâmega, Daivões e Gouvães, e a sua capacidade de armazenamento permite que a energia só seja utilizada quando for mais necessária. O empreendimento representa mais de 50% do objetivo do Programa Nacional de Barragens de Elevado Potencial Hidroelétrico (PNBEPH).

Este sistema permitirá evitar a emissão de 1,2 milhões de toneladas de CO2 por ano, assim como permite voltar a reintegrar a energia renovável na central, dando forma à economia circular energética. Desta forma, o novo projeto da empresa espanhola irá evitar a importação de 160.000 toneladas de petróleo por ano.

A construção e manutenção da gigabateria do Tâmega consolidou-se como um dos principais empregadores e motores socioeconómicos da região. A par disto, o projeto tem um plano de ações sociais, culturais e ambientais, que beneficiaram sete municípios e ao qual se destinam mais de 50 milhões de euros.

A par da central hidroelétrica, o presidente da Iberdrola afirma que a empresa irá investir em parques eólicos, centrais solares e hidrogénio verde.

A inauguração contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, o presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, o secretário de Estado do Ambiente e Energia, João Galamba e com os presidentes das Câmaras Municipais de Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar, Boticas, Chaves, Montalegre e Cabeceiras de Basto.