A Iberdrola continua a avançar com sua estratégia de investimento na Península Ibérica, desta vez em Portugal, onde iniciou a construção de quatro parques solares que irão gerar 86 MW de energia fotovoltaica e criar cerca de 500 postos de trabalho.
Os parques solares estão localizados no distrito de Setúbal, tendo sido adjudicados no leilão de 2019: Algeruz II, com 27,35 MW de capacidade instalada, Conde (13,51 MW), Alcochete I (32,89 MW) e Alcochete II (12,72 MW).
Assim que entrarem em funcionamento, irão gerar energia limpa suficiente para abastecer mais de 48 mil famílias, evitando assim emissões para a atmosfera na ordem das 56.000 toneladas de CO2 por ano.
Os projetos estão em fase de construção e dois deles, os parques de Alcochete I e II, vão ter tecnologia bifacial, alcançando assim uma maior eficiência, pois contam com duas superfícies sensíveis à luz. Ou seja, a eletricidade é produzida dos dois lados do painel visto possuírem uma folha transparente, em vez de materiais opacos. O sistema de rastreadores permite a movimentação dos módulos de acordo com a trajetória do sol, maximizando a captação de energia e prolongando a vida útil da central, pois sofre menor degradação.
Em Portugal, a Iberdrola auxilia mais de 870.000 pontos de abastecimento, contando com 92 MW de energia eólica em operação.