A Iberdrola anunciou que irá avançar com a instalação de 2.000 megawatts de potência fotovoltaica e eólica na Estremadura até 2022.
O anúncio foi feito por Ignacio Galán, presidente do grupo Iberdrola, durante a colocação da primeira perdra e instalação do painel inaugural da central fotovoltaica Núñez de Balboa, em Usagre, Badajoz. A cerimónia contou, ainda, com a presença do presidente da Junto da Estremadura, Guillermo Fernández Vara.
“Esta aposta da empresa enquadra-se no seu plano para relançar as energias limpas em Espanha, onde a empresa investirá 8.000 milhões de euros, entre 2018 e 2022, e instalará 10.000 novos megawatts até 2030, tal como anunciado durante a mais recente atualização de Perspetivas Estratégicas em Londres”, refere a elétrica em comunicado.
Segundo o presidente, o plano irá criar emprego a 20 mil pessoas.
A central de Núñez de Balboa conta com 500 megawatts de potência, constituindo a maior central fotovoltaica em construção em Espanha e na Europa.
A Iberdrola prevê investir cerca de 300 milhões de euros nesta central até 2020. A central irá ocupar cerca de mil hectares e irá gerar energia limpa suficiente para abastecer 250 mil pessoas.