Por: Mariana Barros Cardoso
A obrigação de entrega da IES/DA pode ser cumprida até esta quarta-feira sem que haja qualquer tipo de penalidade. Todos os contribuintes têm de entregar IRC ou IRS com a contabilidade organizada juntamente aos anexos que são parte integrante da obrigatoriedade de entrega da Informação Empresarial Simplificada (IES) das empresas e da declaração anual (IES/DA) de empresário em nome individual.
Através do Portal das Finanças, a IES é uma declaração que agrega toda a informação de natureza fiscal, contabilística e estatística que tem de ser submetida por empresas e pessoas singulares com contabilidade organizada.
No início do corrente ano houve uma transformação no que respeita aos processos e procedimentos de registo contabilístico, que fez com que surgisse a necessidade de um período de adaptação e formação das empresas e dos profissionais da contabilidade. O prazo inicial de entrega sem penalizações terminava no passado dia 15 de julho, no entanto, o Governo admitiu a necessidade de prolongar o prazo de entrega, alargando o seu término ao dia de hoje, 17 de julho.
Com a transformação respeitante aos processos e procedimentos de registo contabilístico, o Portal das Finanças, deparou-se com a submissão de menos declarações de IES e IES/DA este ano face ao ano passado que registou um total de 1.060.769 declarações de IES e de IES/DA.
A entrega da IES inclui os anexos A ou I, referentes à prestação de contas das empresas. Esta entrega tem de ser feita sob uma submissão prévia à Autoridade Tributária e Aduaneira do ficheiro SAF-T, respeitante à contabilidade. Este último traduz-se num ficheiro de auditoria fiscal extraído dos programas de contabilidade, onde está a informação contabilística das empresas, que uma vez cedida previamente à AT simplifica a entrega dos anexos A ou I da IES.
Este ano, estima-se um decréscimo de quase 193 mil declarações face a 2018.