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Nuno Breda
Por: Nuno Breda, Co-Founder Ifthenpay

Importância do comércio eletrónico e dos pagamentos digitais para as PME

Por: Nuno Breda, Co-Founder Ifthenpay  

 

Estamos em plena era digital e muitas PME já vêm os seus negócios crescer solidamente sustentados no comércio eletrónico. 

Observemos primeiro a evolução dos modelos comerciais das PME ao longo do tempo. Como é que as empresas davam a conhecer os seus produtos aos seus clientes? E como eram processadas as suas encomendas? 

Sem internet, o esforço comercial e administrativo era e é incomparavelmente superior. Ainda hoje, há certamente algumas PME que trabalham de forma tradicional e sem tirar partido deste poderoso recurso. 

Vejamos um exemplo: 

Uma empresa fabrica um conjunto de produtos. Para os apresentar aos seus clientes, elabora um catálogo em papel e manda imprimir um número de exemplares ajustado à dimensão do seu negócio. Terão de ser em número suficiente para serem distribuídos pelas equipas de comerciais no terreno, que por sua vez irão apresentar as novidades aos clientes já existentes e procurar novos. Paralelamente, participa em feiras, envia cartas, faz publicidade em revistas e jornais. Algumas PME podem ter a capacidade e visão para anunciarem também na rádio e na televisão.  

Os clientes interessados nos seus produtos, fazem as encomendas por FAX ou telefonicamente, (sem internet, não há emails). Após o processamento e a expedição das mesmas, os clientes pagam por transferência bancária. Alguns enviam o comprovativo por FAX, outros transferem da sua conta pessoal, ou do cônjuge, não existindo desta forma qualquer referência que possibilite ligar a entrada do dinheiro na conta, com a respetiva encomenda. A tarefa administrativa de emitir um simples Recibo, ou fazer a reconciliação bancária, pode ser morosa e complexa. 

Com este pequeno exemplo conseguimos ilustrar o impacto que o comércio eletrónico pode ter nas PME! 

Ter uma loja online bem estruturada, com todos os seus produtos sempre atualizados, é hoje fundamental para qualquer empresa. Nos catálogos em papel e brochuras, as correções, alterações e novidades, só são possíveis com uma nova impressão que acarreta mais e novos custos. 

As plataformas de E-commerce são verdadeiras montras para o mundo. Quando apoiadas por um bom marketing digital, conseguem ser incomparavelmente mais eficazes do que um batalhão de vendedores na rua a gastar combustível. 

Todo o processamento das encomendas pode ser automatizado e integrado em soluções de gestão comercial ou ERP, minimizando a intervenção humana. O mesmo acontece quando a plataforma integra também uma gateway de pagamentos digitais. Aqui também os pagamentos são processados de forma automática, ficando sempre ligados à respetiva encomenda e com notificações em realtime dos pagamentos efetivos. Evitando a pesada tarefa de conferir os movimentos bancários para cada pagamento. Em muitos casos, é igualmente possível automatizar a emissão dos recibos, reduzindo ainda mais os custos administrativos. 

Se a gateway de pagamentos digitais incluir também métodos internacionais, como por exemplo cartões de crédito, o impacto nos negócios pode ainda ser maior, abrindo o mercado global às nossas PME, com infinitas possibilidades de crescimento. 

O comércio eletrónico e os pagamentos digitais já têm uma importância reconhecida no seio de qualquer PME e terão cada vez mais impacto nos seus negócios.