Por: Constança Ladeiro e Ana Vieira
A inCentea, empresa portuguesa especializada em soluções tecnológicas, foi selecionada para integrar o programa IPOready 2025 da Euronext, uma iniciativa que visa preparar empresas europeias para uma potencial entrada em bolsa.
Esta edição do programa conta com a participação de mais de 160 empresas de 11 países, incluindo 18 de Portugal.
Em resposta à PME Magazine, Fabrício Norte, Finance & Control Director da inCentea, explica que a participação no IPOready 2025 representa uma oportunidade para explorar o mercado de capitais como uma opção de financiamento futura.
Segundo Fabrício Norte trata-se de um caminho a percorrer pela empresa, com sede em Leiria, no leque de opções de financiamento. “A inCentea está atenta a todas as formas de financiamento disponíveis no mercado, o mercado de capitais é apenas mais uma”.
Assim, embora atualmente a empresa não esteja preparada para uma IPO, o objetivo é adquirir as condições necessárias para, no futuro, considerar esta via de financiamento.
O Finance & Control Director da inCentea explica ainda que “queremos também perceber junto de quem está nestes mercados as vantagens e desvantagens desta forma de financiamento face às restantes do mercado”.
Quanto à inCentea ser uma das 18 empresas portuguesas escolhidas, Fabrício Norte conclui que “a seleção dos candidatos é feita pela própria Euronext, a nossa presença no mercado das tecnologias e a nossa transparência em termos de governação acreditamos ser diferenciador e que tenha sido por essa via a seleção”.
O IPOready é um programa de seis meses que oferece às empresas ferramentas e conhecimentos para uma Oferta Pública Inicial (IPO) através de workshops, sessões de coaching individual e cursos temáticos, os participantes são capacitados em áreas como governança corporativa, comunicação com investidores e sustentabilidade.
Liderar o mercado através do mercado de capitais
Com ADN português, além da inCentea, estão a participar na edição de 2025 o Grupo Agris, Cork Supply Portugal, CPO – Clínica Privada de Oftalmologia, Grupo Future Healthcare, IBEROMOLDES Group, Joyn Group , The Loop co., Magycal, MCA Group, Meivcore Industry, STAB VIDA, TLG Global (The Lakhani Group), TMG Automotive, Paulo Duarte Transportes e Zagope – Engineering & Construction, juntamente com outras duas empresas que optaram por permanecer anónimas.
De acordo com Isabel Ucha, presidente da Euronext Lisbon, para este programa de transformação as empresas contam com o apoio do CaixaBank, Banco BPI, Grupo Albión, EY e Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados | Morais Leitão, integrados numa rede europeia de 80 parceiros.