Home / Empresas / Incubar, conectar, acelerar
incubadoras incubar pme magazine

Incubar, conectar, acelerar

Por: Ana Rita Justo

Que apoio dão as incubadoras às startups? Como as ajudam a desenvolver os seus negócios e a pô-las em contacto com as pessoas certas? A Startup Braga, a Startup Lisboa e o Loures Inova dão os seus testemunhos.

 

A inovação e a criatividade vão fervilhando no tecido empresarial português e as incubadoras têm uma palavra a dizer. Segundo a Rede Nacional de Incubadoras, são já mais de 130 em todo o país. Impõe-se, então, saber o que fazem pelos novos projetos e pelas startups nacionais.

Criada em 2014, a Startup Braga assume-se como um “hub de inovação” com o foco “100% em startups”, revela o presidente, Carlos Oliveira. A sua comunidade é composta por 114 startups, estando 11 delas incubadas, e são três os setores de atividade mais  representativos.

“Temos três eixos de especialização: a nanotecnologia, o digital health e o digital economy. Costumamos dizer que Braga é um ‘viveiro tecnológico’, justificado pela proximidade às várias entidades de conhecimento e de investigação na cidade”, acrescenta, falando da “Escola de Medicina [da Universidade do Minho] de excelência”, um “novo hospital de Braga com condições únicas” e do Centro Clínico Académico da cidade.

 

Leia a reportagem na íntegra na 9.ª edição da PME Magazine.