Apesar do fecho de algumas lojas e das restrições comerciais impostas devido à pandemia, a empresa espanhola, dona da marca Zara, conseguiu superar o prejuízo do primeiro trimestre de Covid-19.
A entrar em 2020 com um prejuízo de 409 milhões de euros, o grupo Inditex conseguiu alcançar um lucro na ordem dos 866 milhões de euros entre os meses de agosto e outubro, o que lhe permitiu apresentar um valor positivo de 671 milhões de euros nas contas da empresa, entre fevereiro e outubro.
A empresa, líder no comércio de retalho de roupa a nível mundial, teve 5% das suas lojas encerradas e 88% com restrições comerciais associadas às medidas de contenção da pandemia. No entanto, e apesar destas condições, a Inditex revela que “a tendência das vendas continuou a melhorar”.
Embora o grupo espanhol represente quase 700 milhões de euros de lucro em 2020, este valor significa uma redução de 75,3% face ao período homólogo de 2019, com as vendas a descerem cerca de 28,9%.
Além da Zara, a Inditex detém mais oito marcas: a Pull and Bear, a Massimo Dutti, a Bershka, a Stradivarius, a Oysho, a Zara Home, a Uterque e a Lefties.