Home / Oportunidades / FINANCIAMENTO / Indústria, turismo e eventos apoiados por duas novas linhas de crédito
Calculadora
Empresas candidatas devem ter situação financeira regularizada. (Foto: Pixabay)

Indústria, turismo e eventos apoiados por duas novas linhas de crédito

Três dos setores mais afetados pela crise pandémica passam, a partir desta segunda-feira, a ter acesso a duas linhas de crédito, no valor de 1.100 milhões de euros, para apoio ao emprego.

O Banco Português de Fomento (BPF) anunciou, esta segunda-feira, a abertura de candidaturas às novas Linhas de Apoio à Economia Covid-19, destinadas a todas as empresas exportadoras da indústria, do turismo e da organização de eventos.

No total, estão disponíveis 1.050 milhões de euros para os setores da indústria e do turismo e cerca de 50 milhões de euros para as empresas com, pelo menos, 30% da sua faturação relacionada com eventos.

Segundo um comunicado divulgado pelo BPF, estas novas linhas de crédito pretendem “apoiar o emprego e a manutenção dos postos de trabalho de três setores fortemente afetados pela pandemia”.

A instituição explica ainda que “ambas as linhas estão disponíveis para micro, pequenas e médias empresas (PME), incluindo empresários em nome individual, bem como, para small mid cap e mid cap, em qualquer dos casos com atividade em território nacional continental, com um prazo máximo de operação de até seis anos, incluindo 12 meses de carência de capital”.

Cada empresa pode apresentar candidatura a apenas um financiamento, com um teto máximo de quatro mil euros por posto de trabalho comprovado, não podendo a totalidade da operação “exceder o dobro da massa salarial anual da empresa ou 25% do volume anual de negócios total, em 2019”.

Para efetuar a sua candidatura, as empresas devem ter a sua situação regularizada junto da banca, do BPF, ou de outras entidades relacionadas com o BPF, e da Administração Fiscal e da Segurança Social.

Ao mesmo tempo, as empresas em dificuldades económicas à data de 31 de dezembro de 2019, período pré-pandemia, não poderão apresentar a sua candidatura às linhas de crédito disponíveis.