Home / Empresas / Inflação no Reino Unido atinge valor mais alto nos últimos 40 anos
inflação
A inflação inglesa atinge o valor mais alto nos últimos 40 anos (Fonte: Pexels)

Inflação no Reino Unido atinge valor mais alto nos últimos 40 anos

Por: Martim Gaspar

A inflação no Reino Unido subiu 11,1% desde outubro, de acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS). Este aumento foi provocado, sobretudo, pelo aumento dos custos de energia, o que aumenta o custo de vida aos seus habitantes.

De acordo com o Jornal de Negócios, o aumento dos preços supera as expectativas dos economistas ingleses que contavam com uma subida da inflação não superior a 11%, elevando a “inflação ao seu nível mais alto em mais de 40 anos”, segundo Grant Fitzner, economista-chefe da ONS. Segundo a organização, os preços do gás aumentaram 130% no ano passado e a eletricidade 66%, no entanto foi o aumento dos preços dos alimentos que contribuíram para o aumento recorde da inflação desde 1981.

O governo anterior de Liz Truss, terminado no mês passado, anunciou uma ajuda às familias prevista para durar dois anos. No momento, essa ajuda foi reduzida para seis meses, pelo atual ministro das finanças, Jeremy Hunt, que indicou a invasão de Putin à Ucrânia como o principal obstáculo para alcançar “qualquer chance de crescimento económico a longo prazo”.

Em breve, o mesmo irá anunciar medidas com o objetivo de “reduzir a dívida, garantir a estabilidade e reduzir a inflação, protegendo os mais vulneráveis”. Esperam-se cortes nos gastos no valor dos milhões de euros e aumento de impostos.