Por: Denisse Sousa
A Portugal Inovação Social foi criada no âmbito do acordo de parceria com a Comissão Europeia designado Portugal 2020, que reservou 150 milhões de euros de fundos da União Europeia para promover projetos de inovação social em Portugal. Conversámos com Filipe Almeida, presidente da Portugal Inovação Social sobre como este projeto está a desenvolver-se em Portugal.
Criado no âmbito do acordo de parceria com a Comissão Europeia, a Portugal Inovação Social procura projetos que visem responder a problemas sociais concretos, como o desemprego jovem ou o isolamento de idosos, de forma inovadora e complementar.
Da mesma forma, procura a dinamização do mercado de investimento social em Portugal através da promoção de parcerias entre investidores públicos, privados e as organizações que desenvolvem projetos inovadores.
“Criámos, inclusivamente, uma equipa de ativação, ela própria com características muito inovadoras no seio da Administração Pública, cuja função é estar no terreno, diariamente, a prestar esclarecimentos e a promover redes colaborativas entre empreendedores e organizações sociais que querem desenvolver projetos e potenciais investidores sociais que pretendam financiá-los”, explica Filipe Almeida, presidente da Portugal Inovação Social.
Pela primeira vez, fundos da União Europeia são utilizados para promover a inovação e o empreendedorismo social.
Leia a reportagem na íntegra na edição de julho da PME Magazine.