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RevPAR em Lisboa fixou-se em 18€ em fevereiro e 11 euros no Porto (Foto: Pexels)

Inquérito da AHRESP revela que mais de 80% das empresas obtiveram cancelamentos após novas medidas

De acordo com os dados da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) divulgados esta terça-feira, 4 de janeiro, mais de 80% das empresas de alojamento e restauração sofreram cancelamentos de reservas com o anúncio das novas medidas restritivas por parte do Governo.

O inquérito realizado pela AHRESP revela que no Natal e na passagem de ano, 47% das empresas de restauração e 42% do alojamento registaram cancelamentos em mais de metade das reservas que tinham previstas e confirmadas.

“Questionadas sobre o cancelamento de reservas logo após o primeiro anúncio de medidas restritivas, apresentadas pelo primeiro-ministro no final do mês de novembro, que previam a obrigatoriedade de apresentação de certificado digital de vacinação para Restauração e Alojamento e testes para bares e discotecas, a larga maioria das empresas de restauração e similares (88%) e 83% das empresas de alojamento turístico começaram a receber cancelamentos”, como refere o comunicado enviado pela AHRESP.

Os dados da associação revelam ainda que mais de metade das empresas, isto é, 57% admitiram terem encerrado os seus estabelecimentos no dia 1 de janeiro, pois não tinham necessidade de abrir os seus postos de trabalho devido à escassez de pessoas.

Para além disso, e segundo o inquérito, 20% das empresas registaram quebras de faturação superiores a 50% no mês de dezembro, comparando com o mesmo mês de 2020.

O inquérito da AHRESP contou com 557 respostas válidas dos setores da restauração, similares e do alojamento turístico, em todo o território nacional.