De acordo com os dados da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) divulgados esta terça-feira, 4 de janeiro, mais de 80% das empresas de alojamento e restauração sofreram cancelamentos de reservas com o anúncio das novas medidas restritivas por parte do Governo.
O inquérito realizado pela AHRESP revela que no Natal e na passagem de ano, 47% das empresas de restauração e 42% do alojamento registaram cancelamentos em mais de metade das reservas que tinham previstas e confirmadas.
“Questionadas sobre o cancelamento de reservas logo após o primeiro anúncio de medidas restritivas, apresentadas pelo primeiro-ministro no final do mês de novembro, que previam a obrigatoriedade de apresentação de certificado digital de vacinação para Restauração e Alojamento e testes para bares e discotecas, a larga maioria das empresas de restauração e similares (88%) e 83% das empresas de alojamento turístico começaram a receber cancelamentos”, como refere o comunicado enviado pela AHRESP.
Os dados da associação revelam ainda que mais de metade das empresas, isto é, 57% admitiram terem encerrado os seus estabelecimentos no dia 1 de janeiro, pois não tinham necessidade de abrir os seus postos de trabalho devido à escassez de pessoas.
Para além disso, e segundo o inquérito, 20% das empresas registaram quebras de faturação superiores a 50% no mês de dezembro, comparando com o mesmo mês de 2020.
O inquérito da AHRESP contou com 557 respostas válidas dos setores da restauração, similares e do alojamento turístico, em todo o território nacional.