De modo a combater o bullying e o assédio online, o Instagram pretende lançar atualização com duas ferramentas para tal fim: Rethink e Restrict.
A plataforma alega que a sua preocupação é transformar este espaço num lugar mais seguro para que os jovens possam continuar a se expressar sem medo e sem julgamentos.
Como é que as ferramentas funcionam: o Restrict (restringe) permite que os utilizadores possam ignorar outros utilizadores que não são bem-vindos sem que estes percebam. Os utilizadores que forem restringidos podem continuar a publicar comentários nas fotos, entretanto, ninguém os vê.
Já o Rethink (reconsidera) funciona de uma forma diferente, agindo como um moderador de comentários, através de uma inteligência artificial que alerta os utilizadores quando a sua linguagem é considerada abusiva. Quando um utilizador publicar alguma frase que possa ser considerada ofensiva, o moderador da plataforma automaticamente envia uma pergunta: “Tens certeza que quereres publicar isto?”.
Adam Mosseri, responsável do Instagram, apresentou as ferramentas nesta segunda-feira num comunicado:
“O bullying online é um assunto complexo. Embora identificar e remover o bullying no Instagram seja importante, também temos de dar ferramentas à nossa comunidade para parar este comportamento.”
A principal função do Rethink, de acordo com Mosseri, é fazer com que o utilizador tenha tempo de refletir e apagar o comentário que iria fazer.
As alterações ainda se encontram em testes e, de acordo com a equipa do Instagram, os utilizadores que recebem a notificação do Rethink, acabam por alterar e minimizar o conteúdo que seria publicado.
Por enquanto, estas ferramentas não estão disponíveis em Portugal e fazem parte da tentativa da rede social de combater o assédio online, após críticas em relação à maneira como a mesma contribuía para a degeneração da saúde mental dos jovens.