Home / MERCADO / Economia / “Investimento é essencial para o desenvolvimento” – Paulo Garrett
Paulo Garrett GlobalWe
Paulo Garrett, Managing Partner da GlobalWe (Foto: D. R.)

“Investimento é essencial para o desenvolvimento” – Paulo Garrett

Por: Afonso Godinho

Com o lançamento da nova área de negócio autónoma de consultoria em Sistemas de Incentivos, a GlobalWe, empresa multidisciplinar de serviços de contabilidade, consultoria, assessoria e otimização fiscal, pretende apoiar os empresários portugueses nas candidaturas aos novos Programas de Incentivos Financeiros. Recentemente, a empresa abriu um escritório no Porto, dando mais um passo estratégico no seu desenvolvimento nacional enquanto consultora financeira.

Em entrevista à PME Magazine, Paulo Garrett, Managing Partner da GlobalWe, aborda o trabalho desenvolvido pela empresa nos últimos anos, dando a conhecer os novos negócios e os objetivos inerentes à estratégia da consultora.

PME Magazine – Como caracteriza o trabalho desenvolvido pela GlobalWe nos últimos anos?

Paulo Garrett (P. G.) – A GlobalWe foi constituída em outubro de 2014. Prestamos um conjunto de serviços financeiros com um foco principal nas áreas de contabilidade, assessoria fiscal, payroll & HR, apoio ao empreendedorismo, outsourcing das funções financeiras, consultoria e corporate finance. Posicionamo-nos de forma diferenciadora, como uma one stop shop, ou seja, na GlobalWe asseguramos de forma integrada um leque de competências de âmbito multidisciplinar e complementar em todos os aspetos financeiros que impactam na vida das empresas. Na nossa carteira constam clientes nacionais e estrangeiros de setores tão diversos como construção, turismo, agricultura, energia e tecnológicas. Temos registado um crescimento consistente e sustentado nos últimos anos, fruto de muito empenho e dedicação da equipa no apoio aos clientes, fundamentalmente no último ano, em que temos que estar disponíveis para os clientes em dificuldades e a acederem rapidamente aos apoios e instrumentos ao seu dispor, ao mesmo tempo que temos que nos manter motivados a lidar com as adversidades de uma pandemia, teletrabalho, entre outros.

PME Mag. – Poderia explicar-nos em que consiste a nova área de negócio autónoma de consultoria em Sistemas de Incentivos (We Incentivos)? De que forma poderá ajudar as empresas?

(P. G.) – Primeiro, destacar que lançámos esta nova área de negócio de forma totalmente autónoma, pois acreditamos que apenas com uma oferta especializada e com recursos humanos altamente qualificados e totalmente focados nas necessidades dos nossos clientes, conseguiremos prestar um serviço de excelência. A We Incentivos tem como objetivo apoiar os empresários portugueses nas candidaturas aos vários Programas de Incentivos Financeiros, com especial relevo no novo quadro comunitário de apoio (Portugal 2020-2030), mas também no apoio a incentivos fiscais como os do programa SIFIDE, de forma a permitir a materialização dos seus projetos de investimento.

A We Incentivos tem como objetivo apoiar os empresários portugueses nas candidaturas aos vários Programas de Incentivos Financeiros, com especial relevo no novo quadro comunitário de apoio (Portugal 2020-2030).

PME Mag. – Como é que esta se insere nos Programas de Incentivos Financeiros (Portugal 2020-2030)?

(P. G.) – O investimento é uma condição incontornável para o desenvolvimento e sobrevivência das empresas e dos seus projetos de investimento, e o financiamento é sempre um constrangimento que importa ultrapassar, especialmente num cenário de recuperação económica pós Covid-19. Com esta oferta especializada temos a convicção que iremos ajudar as empresas portuguesas a melhorar o seu nível de performance empresarial, com o objetivo de as tornar mais competitivas e eficientes.

PME Mag. – Como surge a ideia da abertura de um escritório no Porto? Porquê esta região em concreto?

(P. G.) – A abertura do escritório do Porto nasce principalmente da necessidade de estarmos mais próximos dos clientes que já tínhamos, quer no Grande Porto, quer a norte do Porto. Obviamente acreditamos na potencialidade deste mercado, principalmente pela grande capacidade de inovação e de empenho que é característica dos empresários desta região. Acreditamos que com a nossa abordagem integrada, o conhecimento acumulado dos vários negócios e capacidade de desenvolvermos soluções à medida da necessidade dos nossos clientes, serão fatores determinantes para fazermos o ajuste com as necessidades dos clientes nesta zona do país. Pelo nosso plano estratégico, o objetivo é que em cinco anos a dimensão do escritório do Porto, quer em volume de faturação, quer em número de colaboradores seja muito idêntico ao que temos em Lisboa. Queremos ter uma abrangência nacional e vamos começar a apoiar os clientes em todo o país a partir de duas bases estratégicas. No entanto, não recusamos a ideia de, num futuro próximo, abrir novos escritórios noutras zonas do país.

Queremos ter uma abrangência nacional e vamos começar a apoiar os clientes em todo o país a partir de duas bases estratégicas.

PME Mag. – De que forma é que a atual situação pandémica condicionou o trabalho e os projetos da GlobalWe?

(P. G.) – Não condicionou, por vários motivos. Primeiro, porque temos uma equipa fantástica de consultores que conseguiu rapidamente adaptar-se às novas exigências de trabalho remoto sem nunca sacrificar a qualidade e a rapidez de resposta que os nossos clientes nos exigem e que faz parte da nossa visão de como prestar serviços de valor acrescentado. Depois, porque continuámos a reforçar a mesma equipa, com elementos maioritariamente experientes para darmos o boost necessário para ultrapassar qualquer obstáculo que aparecesse no caminho. Além disto, logo no início da pandemia, em abril do ano passado, criámos um site especializado de apoio às empresas apenas para partilhar informação financeira, fiscal e de apoios públicos que fossem relevantes para ajudar os nossos clientes em tudo o que fosse necessário nestes tempos mais difíceis. Também continuámos a crescer em número de clientes durante todo este período e que culminou com a aquisição de uma carteira de clientes, no início de 2021. Em paralelo, trabalhámos para lançar, ainda neste primeiro trimestre de 2021, a We Incentivos e o escritório do Porto reforçando a nossa política de investimento e de crescimento.

PME Mag. – Quantos colaboradores têm atualmente? Estão previstas contratações?

(P. G.) – Atualmente contamos com 15 colaboradores em Lisboa, sendo que estamos em processo de recrutamento para continuar a reforçar a equipa de consultores. Fechámos também, muito recentemente, o recrutamento da pessoa que irá liderar o escritório do Porto e que será responsável por começar a criar uma equipa a muito curto prazo. Na We Incentivos temos também já contratado o diretor desta nova oferta, que será responsável pelo desenvolvimento do negócio (será anunciado em breve) e fechamos também recentemente uma posição de business development e em breve iremos abrir um processo de recrutamento de consultores especializados em incentivos públicos.

Trabalhámos para lançar, ainda neste primeiro trimestre de 2021, a We Incentivos e o escritório do Porto reforçando a nossa política de investimento e de crescimento.

PME Mag. – O que diferencia a GlobalWe de outras empresas da mesma área?

(P. G.) – A GlobalWe é uma empresa multidisciplinar de serviços de contabilidade, assessoria e otimização fiscal, consultoria e ‘outsourcing’ de processos financeiros. Somos um all in one que é uma mais valia para os clientes, já que asseguramos de A a Z toda a função financeira dos nossos clientes. Focamo-nos na contabilidade como suporte ao negócio aliada a uma forte componente analítica e de reporting para permitir aos nossos clientes focarem-se exclusivamente na estratégia de crescimento dos seus negócios. Diferenciamo-nos ainda das outras consultoras pela flexibilidade, tempos de respostas e pela capacidade de nos colocarmos na posição do cliente, até porque os seus sócios já estiveram do outro lado, pelo que sabemos identificar e suprir essas necessidades do modo como gostaríamos de ser servidos. Aliamos uma forte capacidade técnica e financeira com o planeamento estratégico e os interesses dos nossos clientes.