Home / Empresas / Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Turismo 2022
Prémio Nacional de Turismo 2022
Este prémio tem como principal objetivo reconhecer as empresas nacionais que se distinguem pelo seu sucesso no setor do turismo (Foto: Divulgação)

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Turismo 2022

Por: Marta Godinho

Os vencedores da quarta edição do Prémio Nacional de Turismo foram conhecidos na passada quinta-feira, dia 15 de dezembro, no evento que contou com a presença dos principais players do Turismo, membros dos comités e do júri da iniciativa. Este foi organizado em parceira com o BPI e o semanário Expresso que contou com mais de 743 candidaturas de projetos nacionais.

Por decisão do júri, Jorge Rebelo de Almeida, fundador e presidente do grupo hoteleiro Vila Galé, recebeu o Prémio Carreira, juntando-se a Dionísio Pestana, Mário Pereira Gonçalves e André Jordan, que receberam este prémio em anos anteriores. O prémio a Jorge Almeida deve-se, primordialmente, pelo ranking das 182 maiores empresas hoteleiras a nível mundial e pela internacionalização do Grupo Vila Galé que conta com 37 unidades hoteleiras, sendo que 27 são em Portugal e as 10 restantes situadas no Brasil.

Dentro das cinco categorias, o Júri reconheceu Rotas Açores com o Prémio Turismo Autêntico, Chefs on Fire com o Prémio Turismo Gastronómico, Fins de Semana Gastronómicos do Porto e Norte de Portugal com Menção Honrosa, É um Restaurante e Azores All in Blue – Turismo & Autismo com o Prémio Turismo Inclusivo, Digital Nomads Madeira Islands com o Prémio Turismo Inovador e Top Atlântico + Planeta com o Prémio Turismo Sustentável.

Estes prémios têm como principal objetivo reconhecer as empresas nacionais que se distinguem pelo seu sucesso no setor do turismo. Esta iniciativa do BPI e do semanário Expresso conta com o patrocínio do Ministério da Economia e do Mar, o apoio institucional do Turismo de Portugal, IP e o apoio da Deloitte como knowledge partner.

Dentro das 743 candidaturas recebidas, 283 foram de Turismo Gastronómico, 216 de Turismo Autêntico, 98 de Turismo Inovador, 88 de Turismo Sustentável e 58 de Turismo Inclusivo.

Estes prémios foram baseados nas apostas nacionais em promover um turismo cada vez mais autêntico, sustentável e inclusivo e em critérios base como a qualidade e inovação da oferta, qualificação ambiental, satisfação do cliente, performance operacional e contributo para o desenvolvimento turístico.