Por: Ana Rita Justo
Uma brincadeira enquanto blogger tornou-se num negócio. Li Furtado, heterónimo online de Cátia Furtado, 36 anos, dá vinda à Cinco Store, uma marca portuguesa de joias minimalistas feitas à mão em prata esterlina a partir de Coimbra. As vendas que são feitas online para o mundo inteiro. Em entrevista à PME Magazine, a mentora do projeto, natural de Santiago do Cacém e formada em Geografia e Planeamento do Território, fala sobre os desafios e vantagens de gerir um negócio que já está na boca das maiores influenciadoras digitais.
PME Magazine – Como surgiu a Cinco?
Li Furtado – A Cinco começa oficialmente em 2017 quando me despedi e comecei a estar presente diariamente no projeto. Até aí era um projeto, quase uma brincadeira em part-time. Era quase um passatempo que me dava prazer, mas feito de uma forma muito experimental. Na verdade, foram esses anos de teste que me permitiram perceber melhor o mercado e determinar qual seria a verdadeira orientação da Cinco. O “como” não tem explicação, mas acho que foi a minha necessidade de criar algo meu e de me envolver mais na área da moda.
PME Mag. – Qual a razão do nome?
L. F. – Quando surgiu pela primeira vez esta ideia de ter uma marca online tinha que registar um domínio. Como nasci a cinco do cinco experimentei ver se Cinco estava disponível. Na altura não teve qualquer estratégia, mas acabou por funcionar, pois é um nome fácil de memorizar e que não é exclusivo ao mercado nacional.
PME Mag. – Começou sozinha?
L. F. – Sim. Eu era uma espécie de blogger anónima, porque a moda não combinava com a minha profissão de consultora. Enquanto blogger aprendi a estudar tendências e, principalmente, aprendi a ser crítica na relação entre marcas e influenciadores, além de que era uma consumidora online ativa. Estas pequenas skills fizeram com que num dia criasse um site e uma marca! Em 2017 despedi-me e a marca deu o salto que precisava.
Leia a entrevista na íntegra na edição de abril da PME Magazine.