Home / Empresas / Casos de Sucesso / Lameirinho e a Test Bed “Textile of the Future”
Paulo Coelho Lima, CEO da Lameirinho (Foto: Divulgação)
Paulo Coelho Lima, CEO da Lameirinho (Fonte: Divulgação)

Lameirinho e a Test Bed “Textile of the Future”

Por: Mafalda Marques

Em janeiro de 2023 foi anunciado o projeto de inovação Textile of the Future, promovido em parceria pela LAMEIRINHO e pelo Data CoLAB, que visa apoiar as PME e as startups portuguesas no desenvolvimento, teste e experimentação de novos produtos e serviços. A PME Magazine vem fazer o balanço desta iniciativa.

A Test Bed Textile of the Future foi anunciada em janeiro de 2023 para divulgar o projeto de inovação promovido em parceria pela LAMEIRINHO e pelo Data CoLAB que visa apoiar as PME e startups portuguesas no desenvolvimento, teste e experimentação de novos produtos e serviços que tragam vantagens competitivas para as indústrias, em particular, para a Indústria Têxtil e do Vestuário (ITV), tendo como base a Digitalização e a Sustentabilidade Ambiental da Indústria.

O projeto tem como áreas de atuação a digitalização da indústria, onde se insere a melhoria e otimização de processos através da implementação dos conceitos associados à Indústria 4.0, nomeadamente Ciência de Dados & Big Data, Inteligência Artificial (IA), Internet of Things (IoT), Realidade Aumentada e Realidade Virtual, Manufatura aditiva e Robótica; e a Sustentabilidade Ambiental da indústria, através da utilização de tecnologias avançadas que permitem tornar as fábricas ecologicamente mais eficientes, relativamente ao consumo de energia, água e outros recursos, bem como promover o conceito de economia circular, sempre associada à componente digital.

Poderiam ter sido escolhidas outras áreas setoriais, mas foi considerado que, para gerar mais valor à ITV, a Digitalização e Sustentabilidade Ambiental foram, e são, os mais indicados. Desta forma, a ITV (Indústria Têxtil e de Vestuário) tornar-se-á mais competitiva, pois será mais produtiva, rentável e sustentável.

Assine a PME Magazine em papel para ler o artigo na íntegra ou subscreva a edição digital aqui.