Por: Mariana Barros Cardoso
A História dos “Heróis do Mar” é representativa de audácia e curiosidade, tal como o novo restaurante do grupo Amorim Luxury, JNcQUOI Ásia, que pretende levar todos os que ali entrarem numa viagem sensorial e temporal.
Entramos no JNcQUOI Ásia e sentimos um misto entre dois continentes, o europeu e o asiático, tão bem misturados que é precisa muita atenção para perceber onde começa cada legado.
A ideia do restaurante passa por “não ser mais um restaurante asiático, porque isso é o que há mais em Lisboa”, refere Soraia Mangi, responsável de comunicação do espaço, à data desta entrevista.
“A ideia é exaltar os feitos dos portugueses durante os descobrimentos e as influências que levaram para o Oriente, nomeadamente para a Índia, para a Tailândia, para a China e para o Japão e são estas as quatro gastronomias que servimos aqui.”
O JNcQUOI Ásia fica, tal como o primeiro restaurante do grupo, JNcQUOI Avenida, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, e tem capacidade para 300 pessoas entre quatro espaços diferentes: o “Red Bar”, o restaurante, o sushi-bar e o terraço.
O primeiro espaço que visitámos foi o “Red Bar”, com capacidade para 90 pessoas, com entretenimento todos os dias, até às 02h00, com opções asiáticas de bebidas – whiskey japonês, por exemplo. Pretende ser um espaço independente dos restantes, que permite que as pessoas possam estar aqui a usufruir do bar. Aqui, encontra-se um mapa informativo com “as zonas que os portugueses conquistaram, as zonas em que os portugueses tiveram influência, em que passaram, tem também detalhes históricos importantes”, diz Soraia.
“Mas, realmente, aquilo que o mapa nos informa e que é mais importante na explicação do nosso conceito são os produtos levados para a Ásia pelos portugueses e os produtos trazidos pelos portugueses da Ásia.”
Com este mapa é fácil perceber que muitos dos produtos que atualmente associamos à comida asiática foram levados pelos portugueses.
“As pessoas associam muito o açafrão à comida indiana e acham que é uma coisa indiana, mas é uma coisa das regiões mediterrânicas e que foi levada para a Índia pelos portugueses, daí a influência dos portugueses”, revela.
No Japão, os portugueses influenciaram a tempura. Algo que entendemos como japonês, mas, na verdade, “os japoneses não conheciam bem o que eram os fritos, até os portugueses chegarem lá e introduzirem este hábito na gastronomia japonesa”.
“Este restaurante acaba por ser mais português do que asiático, porque queremos mostrar aquilo que fizemos no passado e se o país é hoje como é, com todas estas misturas e todas estas influências, podemos dizer que fomos muito grandes e conseguimos mudar muita coisa na história”, sublinha.
O restaurante tem 112 lugares para saborear “a comida mais autêntica destas duas gastronomias e só é possível fazer com o equipamento certo”, adianta. O terraço, ao ar livre, decorado de forma a criar “ilusão de um passeio nas ruas movimentadas de Tóquio”, tem capacidade para 50 pessoas. O sushi bar é outra área do JNcQUOI Ásia, com 45 lugares sentados, “um espaço dedicado para a degustação do sushi e da comida japonesa, para ter uma experiência mais autêntica, mais verdadeira”.
Uma das sensações que o JNcQUOI Ásia pretende causar é “o orgulho de sermos portugueses, também pelo espaço que é e por tudo aquilo que, nós portugueses, já conquistámos”.