O Leirena Teatro – Companhia de Teatro de Leiria e a Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria lançaram o “Manufactura”, um programa de residências artísticas na área das artes performativas, que pretende incentivar a criação artística contemporânea na Região.
O projeto tem como objetivo contribuir para a aproximação das duas áreas – o mundo empresarial e a cultura –, promovendo a criação de projetos performativos com relevância artística e comunitária no panorama cultural nacional e internacional.
De acordo com o folheto de divulgação, o projeto propõe que cada empresa se torne mecenas cultural e que o seu espaço se transforme num lugar de pesquisa artística e apresentação.
Para isso, as empresas precisarão de um mês de criação, com dois a três criadores na construção de um espetáculo, sendo estas construídas e apresentadas nas sedes das empresas parceiras do programa.
Desenvolver um bom relacionamento com as populações vizinhas, transmitir uma mensagem e reforçar valores através da cultura, divulgar matéria-prima e atingir possíveis novos clientes são alguns pontos consideráveis para o marketing cultural das empresas.
Já os objetivos artísticos focam-se em apoiar a evolução da arte, estimular a fixação de artistas na região, criar e educar novos públicos, financiar a criação artística incentivando a produção cultural, entre outros.
Os artistas participantes poderão contar com estadia gratuita, subsídio de alimentação, bolsa de criação, e apoio técnico e acompanhamento na produção.