Por: Redação
A empresa Leroy Merlin uniu-se à United to Remake e lançou uma coleção para animais, feita a partir de fardas usadas e em fim de vida.
A coleção chama-se “Pet” e transformou sete toneladas de matéria prima que se transformariam em resíduos, emitindo 233 toneladas de CO2, de acordo com um comunicado da marca especialista em bricolage.
“Nasce assim a parceria com a United to Remake, que começa num sistema de logística inversa e culmina na Coleção Pet”, faz saber a marca.
Na prática, os colaboradores entregam a farda em fim de vida em loja. Estas são enviadas para a plataforma local através de logística inversa – isto é, aproveitar a viagem de retorno dos camiões vazios depois de deixarem a mercadoria em loja, trazendo as fardas sem acréscimo de deslocações.
Depois das fardas estarem centralizadas, é feito o envio para a United do Remake.
Segundo João Lavos, líder de Impacto Positivo da Leroy Merlin Portugal, a preocupação com a circularidade dos produtos é constante. “Temos uma constante preocupação com a circularidade dos nossos produtos mas também dos resíduos gerados pelas nossas atividades”, considera.
A United to Remake é uma startup de inovação social portuguesa, com o objetivo de reduzir o desperdício e encontrar novas formas de reciclagem e upcycling.