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Shweta Jhajharia no Business Excellence Fórum & Awards em Lisboa (foto:DR)

“Na maioria das empresas a liderança é sobrevalorizada” – Shweta Jhajharia

Por: Ana Rita Justo

Business coach de sucesso e dona do The London Coaching Group, empresa de coaching reconhecida internacionalmente, Shweta Jhajharia esteve em Lisboa para os Business Excellence Forum & Awards (BEFA), organizados pela ActionCOACH. Depois de conhecer mais sobre o mundo empresarial português, a empresária falou com a PME Magazine e deixou alguns conselhos de sucesso para o mundo dos negócios.

 

PME Magazine – Para quem ainda não a conhece, quem é Shweta Jhajharia?

Shweta Jhajharia – Sou a dona do The London Coaching Group, um franchising da ActionCOACH. Temos o programa de coaching de negócios número um em Londres e desde 2009 que temos sido reconhecidos como tal pela APCTC [Associação Profissional de Coaches e Consultores no Reino Unido] e também pela British Franchise Association.

 

PME Mag. – É a sua primeira vez em Portugal?

S. J. – Não é a minha primeira vez em Portugal, mas é a primeira vez que venho a Lisboa e estou a adorar a cidade. O ambiente é tão relaxado e as pessoas são acolhedoras e muito simpáticas. Visitei alguns sítios magníficos, o Castelo de São Jorge, é fantástico.

 

PME Mag. – Como correu este primeiro contacto com os empresários portugueses?

S. J. – Bem, quando se está a dar uma palestra em diferentes convenções e há empresários na sala fazemos certas perguntas logo no início e às vezes temos respostas mais tímidas, porque as pessoas ainda não te conhecem e não sabem o que esperar. Contudo, aqui foi fantástico: quando lhes pedi para levantarem a mão da primeira vez houve 100% de adesão e isso deu-me tanta confiança e energia, porque mostrou que eles estão lá pelos seus negócios, comprometidos em fazer mais e melhor pelas suas empresas.

 

PME Mag. – Falou da diferença entre gerir e liderar. Porque é que é preciso ter os dois cargos distintos numa empresa?

S. J. – O numero que me inspira é 4%. Houve um estudo feito a 26 mil empresas e apenas 4% dos negócios ultrapassam uma faturação de um milhão. O interessante é que qualquer empresário, quando começa, quer criar um grande negócio e depois apenas quatro em 100 ultrapassam essa fasquia.

Outra das razões fazer aquilo que faço é a falta de delegação. Isso acontece quando a gestão e liderança certas não estão disponíveis no negócio. Há três pontos chaves para um empresário: primeiro é ser claro em relação àquilo que a empresa quer alcançar; segundo, ter as pessoas certas para ajudar o líder a atingir esses objetivos; terceiro, assegurar que o que é preciso está a ser feito pelos colaboradores.

Quanto ao líder, esta pessoa determina o objetivo, o que a empresa quer atingir, e motiva os colaboradores. Mas, na verdade é o manager que faz o planeamento dia-a-dia, que gere os problemas e tenta encontrar soluções. Acredito que na maioria das empresas a liderança é sobrevalorizada. O que é importante é ser-se melhor na gestão.

 

PME Mag. – Também disse que não se deve gerir equipas, mas sim aquilo que fazem, porquê?

S. J. – O conceito de gestão de equipas está errado. Pense se gostaria de ser gerido, controlado por outras pessoas. As pessoas que trabalham connosco são, na verdade, bastante inteligentes. O que é preciso é saber distinguir: não é necessário gerir as pessoas, mas sim as suas atividades e isso torna-se bastante mais fácil quando sabe o que quer alcançar e o que é preciso ser feito.