Home / MERCADO / Economia / Líderes da UE concordam em compra conjunta de gás natural
gás natural
Formalização a ser realizada ainda esta semana (Foto: Unsplash)

Líderes da UE concordam em compra conjunta de gás natural

Os líderes europeus chegaram a acordo para a compra conjunta de gás natural, hidrogénio e gás natural liquefeito com a formalização a ser realizada ainda esta semana.

Segundo a agência de notícias Reuters, esta medida deve ser aplicada ainda este ano, de forma a preparar o próximo inverno e com o objetivo de tentar travar a escalada dos preços das matérias-primas. 

Nesta terça-feira, o primeiro-ministro, António Costa afirmou que Portugal defende a rápida fixação de teto máximo para o preço do gás e a abertura da Comissão Europeia a ajudas de Estado para as empresas mais expostas à atual crise energética. O primeiro-ministro disse também, perante a Comissão Permanente da Assembleia da República, que irá discutir as duas propostas na reunião do Conselho Europeu ainda esta semana em Bruxelas.

António Costa avançou também que Portugal “apoia que se avance na União Europeia para compras conjuntas de energia e de produtos do agroalimentar mais afetados pela crise provocada pela intervenção militar russa na Ucrânia”.