Home / MERCADO / Economia / Lifestyle e viagens no topo das compras online dos portugueses
lifestyle

Lifestyle e viagens no topo das compras online dos portugueses

O relatório ‘Global Connected Commerce’ da Nielson revela que os portugueses parecem aderir cada vez mais às compras online, sobretudo em matérias de lifestyle e viagens.

Segundo os dados do relatório, 57% dos portugueses escolhem a compra online de viagens face aos 47% que se registou na média europeia. Ainda 61% dos consumidores portugueses mostrou confiança nas compras online, contrastando com a média europeia de 53%.

Moda (51%) e Livros, música ou artigos de papelaria (48%) são também as categorias que surgem nos primeiros lugares daquilo que os portugueses mais gostam de comprar.

59% dos inquiridos prefere comprar produtos frescos e de mercearia em lojas físicas e não consideram comprar estes produtos online.

Quanto ao tipo de mensagens publicitárias que poderia incentivar os portugueses a comprar produtos alimentares na Internet, destaque para a garantia de devolução. Entregas gratuitas, descrições e informações sobre o produto e a possibilidade de obter informações sobre o estado das encomendas também podem influenciar.

Quando querem comprar online, os consumidores utilizam diversas fontes de informação para conseguirem tomar uma decisão. Quando toca a adquirir vestuário e eletrónica, “os consumidores apoiam-se na pesquisa em lojas físicas, lojas online e sites das lojas”.

Já quando consomem produtos de beleza e cuidado pessoal, os futuros clientes optam por procurar informação em lojas físicas, mas também em “websites com cupões e descontos e ainda a partir das recomendações dos seus conhecidos”.

No que toca a produtos frescos, preferem optar por decidir com base em lojas físicas, folhetos informativos ou ainda “de websites com cupões e descontos”.