Por: Redação
Sete escolas vão testar uma nova disciplina obrigatória no ensino secundário. Literacias trata-se de um projeto piloto focado em matérias de literacia financeira, política, democrática e análise de dados.
De acordo com um comunicado do governo, publicado esta quarta-feira, a nova versão do Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP II) arranca em 2024/25, permitindo “alargar possibilidade de escolha dos alunos e diversificar percursos formativos”.
Integram a componente comum Português, Língua Estrangeira I, II ou III, Filosofia, Educação Física, Literacia e Dados (incluindo Literacia Financeira, Comercial, Laboral e Participação Democrática, por exemplo) e Projeto Pessoal.
Na componente específica, os alunos podem optar pela frequência de qualquer uma das disciplinas que a escola oferecer, sendo que atualmente esta opção estava limitada a uma disciplina bienal e a uma disciplina anual.
As sete escolas que integram o PPIP II no Ano Letivo de 2024/2025 são: Agrupamento de Escolas de Alcanena; Agrupamento de Escolas de Caneças; Agrupamento de Escolas de Cristelo; Agrupamento de Escolas n.º 3 de Elvas; Agrupamento de Escolas de Marinha Grande Poente; Colégio Pedro Arrupe e
Escola Profissional de Jobra.