Home / Empresas / Madalena Verde e a promessa saudável
Madalena Verde são extratos de chá verde em capsula disponíveis em Portugal
Anna Gerloff é responsável pela marca para Portugal, Espanha e PALOP

Madalena Verde e a promessa saudável

Por: Mafalda Marques

Anna Gerloff é alemã, mas considera-se uma cidadã do mundo, em parte, por ser uma aventureira. Conheça esta empreendedora de extratos de chá verde para Portugal, Espanha e países de língua oficial portuguesa.

Não que escale montanhas ou faça treino de sobrevivência na selva – ainda. Mas Anna Gerloff gosta de seguir o caminho da inspiração que a leva de projeto em projeto, sempre a pensar na próxima experiência. Assim, conseguiu reunir um vasto portfólio de habilidades e interesses, desde desenvolvimento de negócios, marketing e publicidade, já que trabalhava para agências e depois dirigiu a sua própria em Berlim.

Chegou a Portugal pela primeira vez pelo mais romântico de todos os motivos: por amor. E conta-nos como foi.

“O meu marido, um expatriata da Dinamarca já morava aqui, quando nos conhecemos em Berlim em 2016. Provavelmente foi o destino, pois sempre sonhei em deixar o frio para trás. Devem ser minhas raízes turcas que me atraem para o sul. Mudei-me para cá quase que instantaneamente e nunca me arrependo”.

E a razão pela qual comecei tudo inicialmente foi, como sempre, eu queria tentar algo novo. Depois de mudar-me para Portugal não pude mais atender clientes da agência, a menos que viajasse muito. E hoje, nestes tempos, está fora de questão. Por isso, fiquei a pensar um bom tempo sobre o que fazer. Mergulhei em algumas ideias aqui e ali. Mas quando a crise começou em março deste ano, obrigou-me a examinar minuciosamente onde estão as minhas possibilidades, competências e interesses, nesta fase e configuração da minha vida. Com o que eu poderia – e algo que ofereço – trazer benefícios aos outros? Já recebi a oferta de tornar-me distribuidora destes produtos de extrato de chá verde para Portugal, Espanha e países de língua portuguesa. Mas eu queria um pouco mais do que ser apenas um distribuidor. Então Madalena Verde e a promessa saudável “nasceram”.

A estória por detrás da marca

Para expressá-lo com as afirmações de ‘produtos selecionados a dedo para a saúde e bem-estar, informação factual em vez de promessas de publicidade, numa promessa saudável’ divulga um produto com o nome de uma mulher. Qual a estória por trás disso?

“Madalena Verde e a promessa saudável não é um produto em si, é uma loja-conceito de ‘e-commerce’ que só oferecerá produtos selecionados à mão que me convenceram pessoalmente pelos seus objetivos: ingredientes naturais e eficácia comprovada. Com Madalena Verde irei concentrar-me especialmente em suplementos alimentares naturais que têm uma grande base científica de eficácia comprovada e podem até funcionar como uma alternativa à medicina clássica. Além disso, os cosméticos com ingredientes ativos devem oferecer um benefício baseado em ingredientes naturais. Os produtos EGCG com os quais comecei a minha loja têm um espectro de ação tão vasto, que às vezes eu literalmente esforço-me para ter tudo embalado numa estratégia de comunicação coordenada. Tem pelo menos cinco USPs (vide: propostas únicas de venda) para o extrato e mais cinco para a forma como o produto é criado. Mas vou investir tempo para os comunicar e informar amplamente, pois isso faz parte da promessa saudável. Público no blog, artigos que se relacionam com estudos e informações conceituadas, onde as pessoas, se desejarem, podem prosseguir com a sua própria investigação”.

O Nome Madalena Verde, entretanto eu criei a partir do meu apelido na minha aula de Língua Portuguesa, todos tivemos que escolher um nome português e tornou-se um pouco um símbolo da minha vida aqui em Portugal. Verde porque está de acordo com o meu primeiro produto, extrato de EGCG do chá verde. Eu queria torná-lo muito pessoal, pois a forma como apresento os produtos nas minhas atividades ao público são um pouco como eu os recomendaria a um querido amigo. Ainda mais detalhado”, explica.

Propriedades do chá verde

Os chás feitos a partir da Camellia sinensis têm uma grande quantidade de compostos fitoquímicos antioxidantes conhecidos como catequinas. O chá verde é mais rico em catequinas que o preto e o oolong e suas propriedades são decorrentes da alta concentração dessas substâncias.

As catequinas são compostos encontrados na Camellia sinensis pertencentes à classe dos flavonoides, muito conhecidos por suas propriedades antioxidantes. Existem quatro classes principais de catequinas, EC, ECg, EGC e EGCg.

As catequinas EGCg possuem esse nome pela abreviação do termo Epigalocatequina galato e são as que apresentam maiores propriedades antioxidantes, chegando a ser de 25 a 100 vezes mais poderosas que as vitaminas C e E.

Uma xícara de chá verde fornece até 40 mg de polifenóis, sendo uma grande quantidade de catequinas EGCg. Esse valor é cerca de 8 a 10 vezes maior que o encontrado nas frutas e outros vegetais, por isso é realmente alto.

Perguntámos então que promessa faz a Madalena Verde enquanto marca, pois os benefícios do chá verde como antioxidante, são sobejamente conhecidos. Anna Gerloff responde:

Para oferecer produtos selecionados à mão, pesquisas e informações sólidas sobre um produto, em vez de apenas falsas promessas de saúde”.

Muitos fatores podem levar à variação da quantidade de compostos bioativos no chá verde, incluindo tipo de processamento, local de origem, condições de crescimento da planta e como ele é preparado. Assim, caso a recomendação seja consumir uma quantidade específica diariamente, a utilização de extratos na forma de suplementos padronizados pode ser um boa alternativa às opções na forma natural do chá. A absorção dos nutrientes a partir dos extratos em cápsulas também parece ser mais eficiente que do chá.

Ingerir as cápsulas de suplemento não acompanhadas de alimentos também melhora a taxa de absorção das catequinas. E Madalena Verde pretende comunicar tudo isto no seu blog.

Comunidade online

Anna Gerloff resolveu, assim, criar uma comunidade em torno da marca e adianta a razão:

“O comércio eletrónico em si não é muito pessoal. É anónimo. Ao criar uma comunidade, quero preencher um pouco essa lacuna. Quero saber quem são as pessoas que acham interessantes os produtos que oferecemos, o que gostam e pensam. E quero que elas também saibam com quem estão a falar, a quem estão a comprar”, adianta.

Disponível, de momento, apenas em regime online com o extrato tigovit EGCG em cápsulas, os produtos Madalena Verde estarão em breve em algumas lojas físicas, cuja informação não adiantou mas que remete para o site e redes sociais.

Já têm algumas recomendações para as cápsulas tigovit EGCG no perfil do Facebook de clientes e Anna Gerloff explica a importância destes testemunhos:

Isso eu acho interessante porque se os clientes esforçam-se em dar o seu testemunho é porque têm uma experiência muito boa com o produto. Também trabalhamos com embaixadores da marca que estão em contacto com pessoas que podem encontrar um benefício nos nossos produtos, como personal trainers, nutricionistas ou homeopatas”.

Perguntámos se pratica a promessa que divulga, e responde abertamente:

“É um exercício sem fim. Para desfrutar de cada dia e das pequenas coisas que me enchem de alegria – como olhar para o oceano e correr de chinelos durante quase 6 meses por ano. No que se refere à saúde posso sentir como, agora com 44 anos, o meu corpo fica mais sensível e muito mais afetado com os acontecimentos da vida, todos os pequenos e grandes. Portanto, tenho a minha pequena caixa de ferramentas com exercícios, atividades e rituais que descobri que funcionam bem para mim. Eu basicamente como o que eu quero, mas provavelmente treinei-me ao longo dos anos para gostar de coisas saudáveis, mas também de gelados. Portanto, não sou muito dogmático e isso funciona muito bem para mim. Ter um equilíbrio em tudo parece natural para mim. Aprender a ouvir o seu corpo. E aprender a dividir entre as necessidades reais e os desejos que surgem dos desequilíbrios, como quando estou stressada. A consciência é tudo”.