Home / Entrevista / Aveiro recebe encontro de engenharia e gestão industrial
7º Encontro Nacional de Engenharia e Gestão Industrial - ENEGI 2018 - na Universidade do Minho Foto: Distribuição

Aveiro recebe encontro de engenharia e gestão industrial

Há já oito anos que o ENEGI é o maior evento representativo do curso de Engenharia e Gestão Industrial. Em Aveiro, nos dias 24 e 25 de setembro, pode participar do Encontro Nacional de Engenharia e Gestão Industrial, que junta professores, estudantes alumni da área, investigadores de várias universidades, startups e profissionais da área.

Os presentes terão possibilidade de assistir a apresentações de teses, palestras e projetos. Em conversa com a Ana Rafaela Oliveira – membro do Departamento de Relações Públicas, soubemos que a ação deste curso já é reconhecida na sociedade como determinantes para a sustentabilidade das empresas.

PME Magazine – Em que data surgiu o encontro?
Ana Rafaela Oliveira – O ENEGI surgiu em 2011 na Universidade do Minho, passando depois por todas as Universidades com o curso, tendo sido realizado na Universidade de Aveiro pela primeira vez em 2013, regressando agora para a oitava edição.

PME Mag. – Quais os objetivos do encontro?
A. R. O. – O principal objetivo deste evento é difundir a Engenharia e Gestão Industrial, através da partilha do conhecimento entre quem a aplica, investiga, ensina e estuda, isto é, quadros superiores e intermédios das empresas, investigadores, professores e alunos. Desta forma pretende-se organizar um evento de referência para a Engenharia e Gestão Industrial, com vista a projetar a dimensão que este campo da Engenharia tem em Portugal, através do que se tem vindo a fazer nas universidades e nas empresas.

PME Mag. – Quantas pessoas reuniram em edições anteriores?
A. R. O. – Nas 7 edições anteriores foi possível reunir mais de 70 oradores, mais de 1500 participantes e foram apresentados mais de 250 trabalhos.

PME Mag. – Quem são os oradores principais desta edição?
A. R. O. – Para já podemos revelar José Monteiro Limão, Gerente na Dicas & Pistas, António Nabo Martins – Presidente executivo na APAT – Associação dos Transitários de Portugal e Luís Afonso Ribeiro – Diretor Comercial Norte Garland.

PME Mag. – Que temas principais abordam nesta edição?
A. R. O. – Esta edição vai envolver uma forte componente científica e empreendedora, com a apresentação de teses, projetos e start-ups. Acontecem também palestras sobre os diversos temas acima referidos. Esperamos ainda uma forte presença de empresas, através de um espaço reservado onde podem colocar os seus stands e ter contacto direto com os participantes ao longo do primeiro dia. Como se pode ver na nossa agenda disponível no site, vamos ter dois Keynote Speaker, um sobre Digitalização da Suply Chain e outro sobre Lean, e ainda duas Round Table, uma que aborda o Impacto das Políticas de Transporte na indústria e uma outra sobre O Papel de um EGI na 4ª Revolução Industrial. Contamos ainda com apresentações de trabalhos e uma feira de emprego.

PME Mag. – O que esperam desta edição?
A. R. O. – Esperamos estar à altura das edições anteriores e poder proporcionar aos participantes uma experiência de aprendizagem e networking num ambiente descontraído. Será uma edição arrojada e esperamos elevar a fasquia para edições seguintes.