Por: Tiago Reis Nobre, managing partner na Inventa
No mundo atual, a inovação é fundamental para o sucesso económico e a proteção de marcas desempenha um papel crucial nesse processo. As marcas são a identidade visual de um negócio, a sua personalidade e a forma como os consumidores reconhecem e se conectam com ele. Como tal, proteger as marcas é essencial para garantir a integridade dos negócios e a lealdade dos clientes.
Embora a proteção de marcas comerciais seja essencial para todas as empresas, é particularmente importante para as pequenas e médias empresas. As PME têm recursos limitados para investir em marketing e publicidade, sendo mais difícil estabelecer uma identidade de marca e ganhar a confiança do consumidor. Uma marca forte pode ajudar a equilibrar a balança, fornecendo às PME o poder de estabelecer uma identidade única e se destacar no mercado.
As PME são também mais vulneráveis à falsificação e violação de marcas. Os falsificadores muitas vezes visam as empresas de menor dimensão porque presumem que essas empresas são menos propensas a ter recursos para proteger suas marcas, resultando na quebra de vendas, prejudicando a sua reputação junto dos consumidores que compram produtos falsificados sem saber.
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